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Toyota aplica aumentos nos preços de Yaris e Etios
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Toyota aplica aumentos nos preços de Yaris e Etios

Aumentos aplicados pela Toyota chegam a R$ 4.600, no caso do Yaris hatch equipado com motor de 1,3 litro e transmissão manual

Redação

06 de mai, 2019 · 5 minutos de leitura.

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Novo Toyota Yaris
Novo Toyota Yaris
Crédito:Fotos: Toyota
Novo Toyota Yaris

As vendas da Toyota vão muito bem. No acumulado de janeiro a abril deste ano, a marca assumiu a quarta posição no ranking, com 19.606 emplacamentos, ultrapassando a Ford, que vendeu 19.486 carros. Quem está por trás desse impulso é o Yaris, que acaba de ter os preços reajustados, assim como o Etios.

Os preços do Yaris tiveram aumentos entre R$ 1.200 e R$ 4.600. Os maiores reajustes foram aplicados sobre as versões básicas com câmbio manual. A do hatch passou de R$ 61.590 para R$ 66.190 (alta de R$ 4.600). Já a do sedã custava R$ 65.290 e agora sai por R$ 67.990, ou R$ 2.700 a mais.

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Em todos os demais catálogos, que têm transmissão automática do tipo CVT, os aumentos foram bem mais modestos: de R$ 1.200 a R$ 1.500. Com isso, a Toyota deixou os preços das versões com câmbio manual mais próximos das com câmbio automático, estimulando o consumidor a optar pelo CVT.

Com a nova tabela, os preços do Yaris hatch começam em R$ 66.190 e vão até R$ 83.390. Já o sedã varia entre R$ 67.990 e R$ 84.990. O hatch pode vir com o motor 1.3 flexível de até 101 cv ou o 1.5 de até 110 cv. Já o sedã é oferecido apenas com o 1.5.

Etios também está mais caro

A Toyota também mexeu nos preços de seu compacto de entrada, Etios. Foi o segundo reajuste em menos de dois meses. Agora, os preços do hatch começam em R$ 51.390 e vão até R$ 63.190. Já o sedã varia entre R$ 55.990 e R$ 66.390.


No modelo menor, o motor 1.3 flexível rende até 98 cv e o 1.5, 107 cv. Nas duas carrocerias, as versões X e X Plus podem acompanhar câmbio manual ou automático.

Confira os novos preços de Etios e Yaris

Etios hatch

X 1.3 manual – de R$ 50.490 para R$ 51.390 (+ R$ 900)
X 1.3 automático – de R$ 55.490 para R$ 56.390 (+ R$ 900)
X Plus 1.5 manual – de R$ 57.190 para R$ 58.190 (+ R$ 1.000)
X Plus 1.5 automático – de R$ 62.190 para R$ 63.190 (+ R$ 1.000)


Etios sedã

X 1.5 manual – de R$ 55.190 para R$ 55.990 (+ R$ 800)
X 1.5 automático – de R$ 60.490 para R$ 61.490 (+ R$ 1.000)
X Plus 1.5 manual – de R$ 59.990 para R$ 60.990 (+ R$ 1.000)
X Plus 1.5 automático – de R$ 65.290 para R$ 66.390 (+ R$ 1.100)

Yaris hatch


XL 1.3 manual – de R$ 61.590 para R$ 66.190 (+ R$ 4.600)
XL 1.3 automático – de R$ 67.090 para R$ 68.590 (+ R$ 1.500)
XL PLus Tech 1.5 – de R$ 71.790 para R$ 72.990 (+ R$ 1.200)
XS 1.5 – de R$ 75.890 para R$ 77.190 (+ R$ 1.300)
X-Way 1.5 – de R$ 78.990 para R$ 80.290 (+ R$ 1.300)
XLS 1.5 – de R$ 81.990 para R$ 83.390 (+ R$ 1.400)

Yaris sedã

XL 1.5 manual – de R$ 65.290 para R$ 67.990 (+ R$ 2.700)
XL 1.5 automático – de R$ 68.740 para R$ 69.990 (+ R$ 1.250)
XL Plus Tech 1.5 – de R$ 74.990 para R$ 76.190 (+ R$ 1.200)
XS 1.5 – de R$ 78.490 para R$ 79.790 (+ R$ 1.300)
XLS 1.5 – de R$ 83.590 para R$ 84.990 (+ R$ 1.400)


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.