Entre um Fox 1.6 e um Up! 1.0 pelo mesmo preço, qual você escolheria? E se o Fox estiver ainda mais barato que o modelo menor? Pois é isso o que está acontecendo no mercado de novos.
Vídeo da semana: Testamos o McLaren Senna em Interlagos
Na concessionária Volkswagen Amazon, localizada na zona leste da capital, o Fox Connect 1.6 está sendo vendido por R$ 49.900 (ante R$ 50.990 da tabela). Segundo o gerente da autorizada, Marcos Leite, o carro tem vidros elétricos nas quatro portas, faróis de neblina, som, chave do tipo “canivete” e rodas de liga leve de 15 polegadas, entre outros itens.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
Por outro lado, o Up! 1.0 (menor e menos potente do que o Fox) tem preço começando em R$ 50.900. Mesmo nesse caso, também há desconto, já que na tabela o subcompacto parte de R$ 52.860.
Embora a informação não seja oficial, há rumores de que tanto o Fox quanto o Up!, além de Gol e Voyage, sairão de linha em 2021.
Reestilização
Por razões semelhantes, há outros modelos com descontos vantajosos no mercado. Quando o carro está saindo de linha ou recebeu atualizações profundas, é natural que o estoque remanescente seja oferecido com descontos, para evitar o possível “encalhe” de unidades antigas no pátio.
É o caso, por exemplo, do Peugeot 2008 (foto abaixo). A produção do SUV reestilizado na fábrica da empresa em Porto Real (RJ) já começou e a previsão é de que ele chegue às lojas no mês que vem. Com isso, as (poucas) unidades do modelo anterior, e que ainda estão nas concessionárias, podem ser compradas com descontos atraentes.
Na sexta-feira da semana passada, a autorizada Sampa Trianon da Água Branca, na zona oeste, oferecia duas unidades da versão Griffe a R$ 79.990. Esse valor representa um desconto de R$ 9 mil ante a tabela do modelo, que é de R$ 88.990.
Como o novo SUV traz apenas reestilização superficial, o abatimento pode ser compensador, principalmente para quem pretende ficar com o carro por mais de três anos.
Na rede Ford também há descontos para as últimas unidades de Fiesta e Focus. Diferentemente do que ocorre com o Peugeot, não se trata de reestilização, mas de fim da linha. O Fiesta, que deixará de ser produzido no Brasil em breve, é encontrado por R$ 53.500 na versão SE Style, na autorizada Studio Sumaré, na zona oeste. A tabela é de R$ 54.990.
Na mesma concessionária há unidades do Focus (abaixo) com abatimento. O modelo, cuja produção na Argentina será encerrada neste mês, está sendo oferecido por R$ 66 mil na versão 1.6 SE. São quase R$ 3 mil de desconto ante os R$ 68.990 da tabela da fabricante.