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BMW faz piada com aposentadoria de ‘chefão’ da Mercedes-Benz
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BMW faz piada com aposentadoria de ‘chefão’ da Mercedes-Benz

Audi, BMW e Mercedes-Benz tem histórico de piadas bem humoradas e homenagens entre si

Redação

22 de mai, 2019 · 4 minutos de leitura.

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zetsche
DIETER ZETSCHE E O I8 ROADSTER.
Crédito:BMW/REPRODUÇÃO

Não é a primeira vez que as marcas alemãs se ‘provocam’ com bom humor por algum motivo. Ou usam as redes sociais para se parabenizar por datas ou momentos brilhantes dos concorrentes. Agora, foi a vez da BMW usar a aposentadora de Dieter Zetsche, até então CEO da Daimler/Mercedes-Benz.

Em um vídeo divulgado, “Zetsche”, que na verdade é um sósia, aparece se despedindo dos funcionários da Mercedes-Benz, fazendo selfies, entregando o crachá na portaria e deixando o escritório pela última vez.

Um motorista particular o conduz a sua casa em um Mercedes-Benz Classe S, também pela última vez. Após a despedida, Zetsche, com seu estilo particular de se vestir, com blazer, calça jeans e tênis, abre sua garagem e surge a frase “enfim, livre”. Com isso, ele sai guiando um BMW i8 Roadster.

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No Facebook, a Mercedes-Benz agradeceu, mas disse que ele já optou pelo EQC, primeiro elétrico da marca. O BMW i8 Roadster está em pré-venda no Brasil desde abril por R$ 699.950. Já a versão Coupe sai um pouco mais “barata”: R$ 649.950. E quem adquiriu na pré-venda levou um carregador rápido de graça.

VEJA O VÍDEO ABAIXO:


BMW i8 Roadster

O BMW i8 foi mostrado pela marca no Salão de Los Angeles de 2017. Ele tem pacote de baterias de 30 Ah e 11,6 kW. Com isso, pode rodar apenas no modo elétrico em velocidades de até 85 km/h. A autonomia nesse modo é estimada em 42 km no conversível.

O conjunto mecânico associa um motor 1.5 de três cilindros a gasolina que rende 234 cv e um elétrico de 145 cv para uma potência combinada de 379 cv. Assim, o i8 Roadster acelera de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h.

O i8 Roadster tem teto retrátil de lona, para não aumentar ainda mais o peso da carroceria – são 60 kg extras em relação ao coupe. O sistema de abertura ou fechamento leva 15 segundos e pode ser feito a velocidades de até 40 km/h.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.