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Ford EcoSport entra na moda e ganha pintura biton
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Ford EcoSport entra na moda e ganha pintura biton

Versão Freestyle passa a oferecer opção de pintura biton com teto e colunas na cor preta a partir de R$ 87.290

Redação

29 de mai, 2019 · 3 minutos de leitura.

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biton
FORD ECOSPORT
Crédito:FORD/DIVULGAÇÃO

O Ford EcoSport ganhou uma novidade ainda como linha 2020. Agora na versão Freestyle o modelo pode contar com pintura biton sempre na cor preta para teto e colunas. A grade também ganhou pintura na mesma cor, enquanto o rack de teto e os para-choques tem apliques cromados.

Outras mudanças são os faróis com máscara negra, os espelhos com capa na cor preta também e piscas integrados, além de maçanetas na cor da parte debaixo da carroceria. Ele traz ainda rodas de 16 polegadas e central multimídia SYNC.

Na motorização não há mudanças. Foi mantido o motor 1.5 de três cilindros de até 137 cv e pode ser associado a transmissão manual cinco velocidades ou automático de seis. Ele chega às lojas em junho por R$ 87.290 (manual) e R$ 93.290 (automático), respectivamente.

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O teto preto pode ser combinado com seis cores: vermelha, branca, prata, cinza, azul e, por mais estranho que pareça, um outro tom de preto. A última, pela imagem do configurador se diferencia do preto aplicado no teto e colunas, mantendo o contexto de biton.

Outros itens de série da versão Freestyle são controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, direção com assistência elétrica, trio elétrico, entre outros.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.