A Volvo e a Uber confirmaram a produção de automóveis prontos para a condução autônoma, sem motorista. O primeiro modelo que estará disponível para receber o programa da Uber que permite ao carro se locomover sem motorista será o XC90.
A partir de agora, os sistemas de auxílio à direção e de segurança passiva e ativa que o XC90 tem, como o City Safety, vão poder trabalhar em parceria com os comandos do Uber, incluindo receber e aceitar as corridas sem um motorista.
Os carros terão um sistema de resguardo (backup) para itens de segurança como direção e frenagem. Assim, se houver algum problema no sistema primário de comando, o backup entra em funcionamento para garantir o funcionamento. A bateria também tem a reserva de energia.
A mudança do “XC90 by Uber” em relação ao convencional será uma barra no teto com sensores extras projetados para o sistema de direção autônoma realizar manobras na cidade.
Volvo terá seus próprios carros autônomos
Além dos carros que a marca sueca irá produzir para oferecer a sistemas de caronas, como o Uber, a empresa terá também seus próprios carros autônomos para vendas ao consumidor. A iniciativa da Volvo é começar a oferecê-los a partir de 2020.
A base dos veículos será a plataforma modular SPA2. Segundo a Volvo, eles terão a tecnologia autônoma para rodar sem auxílio do motorista em “área designadas”, como rodovias e estradas circulares, como o rodoanel.
Carros que não venderam nada em maio: