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Volvo V40 sairá de linha no Brasil
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Volvo V40 sairá de linha no Brasil

Presidente da Volvo para a América Latina e Caribe afirmou em entrevista que modelo vai deixar o Brasil

Redação

29 de ago, 2019 · 3 minutos de leitura.

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V40
Volvo V40
Crédito:Volvo/Divulgação

O modelo na Volvo mais barato do Brasil, a partir de R$ 114.950, vai deixar de ser vendido por aqui em outubro. A informação foi obtida em primeira mão pela Quatro Rodas em entrevista com Luis Resende, presidente da Volvo para a América Latina e Caribe.

É curioso este movimento da Volvo. Já que suas grandes rivais alemãs estão investindo forte neste segmento de hatchs de luxo. A Mercedes está com o novo Classe A, a BMW com o Série 1 e a Audi sempre teve no A3 um de seus pilares.

A intenção da Volvo é focar em modelos grandes, como os sedã S60, e em SUVs para todos os segmentos. Do XC40 ao XC90, esta será a aposta. O XC40, aliás, segundo a Volvo, vende tudo que é trazido para o Brasil. E só não é mais emplacado porque a filial local não tem “direito” a mais unidades.

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V40 dará lugar a híbridos

O dinheiro que a Volvo teria que investir em uma nova geração do V40, que vai sair de linha no mundo todo no fim de 2020, será usado na amplificação da tecnologia híbrida de seus carros. A partir de 2020, todos os Volvo, até os movidos a diesel, terão o sistema híbrido leve. Nele, um motor elétrico de 48V ajuda a dar mais torque ao carro.

O primeiro modelo da marca a chegar no Brasil com esta tecnologia será o XC40. Ele passará a ser o modelo de base da Volvo no País. Isso ocorre já no ano que vem. Já em 2021, ele ganhará uma versão totalmente elétrica aqui.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.