A BMW demorou para atender um dos pedidos mais estridentes dos seus fãs, mas finalmente ouviu. A empresa bávara confirmou o lançamento do esportivo M3 em versão perua. O modelo deve chegar às ruas do mundo a partir de 2022. Segundo a marca, o desenvolvimento acabou de começar e leva cerca de dois anos.
É a primeira vez que o M3 terá uma versão que mescla a esportividade da linha M com a praticidade familiar de uma perua. Assim, o modelo se associa ao irmão maior M5, que teve perua nas segunda (1992) e quarta gerações (2007). A BMW chegou a flertar com a ideia de produzir uma M3 Touring 20 anos atrás. Um protótipo chegou a ser produzido, baseado na terceira geração do sedã esportivo. Mas foi a sexta geração que terá a honra de ver isso ocorrer.
Leia Mais
No material, a BMW dá algumas dicas do que esperar para a perua esportiva. Ela fala de “eixos com bitola mais larga, grandes entradas de ar na dianteira e quatro saídas de ar na traseira”. Isso seriam detalhes do que o M3 Touring vai trazer. Além disso, confirmou que, como todo produto M, a perua será testada em Nurburgring para garantir seu desempenho.
Os rumores dizem que o seis cilindros em linha, biturbo, de 3 litros, vai rende 510 cv na nova geração dos M3. No caso da perua, será oferecida apenas com câmbio automático de oito velocidade associada a tração integral. O sedã e o irmão cupê, M4, talvez sejam oferecidos também com opção de tração traseira apenas e câmbio manual.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seM3 Touring: rivais da Audi e Mercedes-Benz
Quando chegar ao mercado e às ruas, a M3 Touring não terá vida fácil. A perua esportiva terá que lidar com a presença de duas rivais que já estão aí a mais tempo e com presença garantida por outras gerações. Audi RS4 Avant e C63 AMG Touring existem tem algumas gerações já.
A Audi RS4 Avant usa um V6 2.9 biturbo com tração integral e câmbio automático de oito marchas. A velocidade máxima é limitada em 280 km/h eletronicamente. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 4,1 segundos. O porta-malas oferece 505 litros de capacidade. Oferecida no Brasil, ela custa cerca de R$ 550 mil.
Já sua outra rival não aparece por aqui há algumas gerações. A perua C63 AMG é oferecida em duas opções de potência no V8 4.0 biturbo: 482 cv ou 510 cv (C63 S). O câmbio é sempre o automático de nove marchas patenteado pela Mercedes, o Speedshift. A tração também é integral. A versão S faz de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, a “normal”, 4 s. A velocidade máxima fica em 280 km/h.