A Canyon, fabricante alemã de bicicletas, vai apresentar a versão de produção do Future Mobility Concept, um pequeno veículo de quatro rodas com pedais que combina conceitos de carro e bicicleta elétrica. Sua cabine é uma cápsula que acomoda um adulto e uma criança ou pessoa de até 1,40 metro. O chassi feito de polímeros e fibra de carbono é super rígido e leve, pesando só 100 kg.
Leia Mais
Equipado com uma bateria de 2 kWh, o carro a pedal da Canyon tem até 150 km de autonomia com carga completa (a depender do programa de condução). No “modo rua” (Street Mode), atinge máxima de 60 km/h. Já no “modo pedal” (Pedelec Mode), a velocidade é limitada a 25 km/h e a energia gerada pelo movimento dos pedais alimenta a bateria. O sistema, claro, é totalmente livre de emissões.
Por dentro, o Future Mobility Concept é exatamente como diz seu nome: um conceito de mobilidade do futuro. A cabine é limpa, sem botões ou volante. Há apenas um dock para acomodar o smartphone, além de alavancas e manetes para dirigir e acionar os freios. A posição de guiar lembra uma bicicleta ergométrica, com o corpo reclinado e pés à frente para pedalar. O acesso é pelo teto deslizante.
R$ 31 mil para pedalar uma ‘bike’ elétrica
Achou muito avançado? Pois a Canyon já tem até o preço definido para o seu veículo: custará cerca de € 5 mil ou pouco mais de R$ 31 mil na conversão direta (sem taxas). A data de início da produção ainda não está definida, mas espera-se que empresa abra encomendas ainda neste ano. Diferente de um carro elétrico, o Future Mobility Concept funciona como uma bike e deve ser categorizado assim.