Você está lendo...
Lego lança Cadillac Ecto-1 usado no filme “Os Caça-Fantasmas”
Notícias

Lego lança Cadillac Ecto-1 usado no filme “Os Caça-Fantasmas”

Brinquedo da Lego tem 2.352 peças e chega ao mercado no dia 15; carro usado no filme da década de 1980 é baseado no Cadillac Miller-Meteor 1959

Vagner Aquino

11 de nov, 2020 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

lego
Ecto-1 do filme "Os Caça-Fantasmas" é a mais detalhada recriação da Lego
Crédito:Lego/Divulgação
lego

Os fãs do filme “Os Caça-Fantasmas” poderão levar uma lembrança do lendário Ecto-1 para casa. O Cadillac Miller-Meteor (1959), convertido para perseguir e capturar fantasmas no longa de 1984, será lançado pela Lego, no exterior, no dia 15. No total, o brinquedo reúne nada menos que 2.352 peças e é recomendado para maiores de 18 anos.

Embora seja de brinquedo, o nível de detalhamento do carrinho é de cair o queixo. O Ecto-1 da Lego tem todos os detalhes do veículo usado pelos heróis do filme, como os adesivos nas portas dianteiras, as marcas de ferrugem na lataria, o para-brisa curvo e até rodas dianteiras que esterçam. Em medidas, são quase 50 centímetros de comprimento, 16,5 cm de largura e 22,5 cm de altura.

lego
Lego/Divulgação

Publicidade


No modelo montável há detalhes como, por exemplo, o assento que gira para fora do carro. No filme, é por meio dele que o atirador pode capturar fantasmas enquanto o carro está em movimento. Tem ainda a antena de rastreamento que, posicionada no rack de teto, serve para monitorar energia psicocinética, além de toda a parafernália de equipamentos aptas à caçar criaturas de outro mundo.

“É a maior e mais detalhada versão que já criamos, e está repleta de pormenores autênticos e easter eggs, que me deixam muito entusiasmado em saber qual será a reação das pessoas durante a montagem”, disse o designer que criou o novo Lego, Michael Psiaki.

lego
Lego/Divulgação

De acordo com a empresa, o preço será de 200 euros (aproximadamente R$ 1.270 na conversão direta). Para o Brasil, ainda não há data cravada de chegada.

A história do filme que inspirou a Lego

Em Nova York, Peter Venkman (Bill Murray), Ray Stantz (Dan Aykroyd) e Egon Spengler (Harold Ramis) são três cientistas do departamento de psicologia da Columbia University, que se dedicam ao estudo de casos paranormais.

lego
Lego/Divulgação

Quando a subvenção termina, no entanto, eles são despedidos. É neste momento que Venkman sugere a abertura de um negócio próprio: a exterminadora de fantasmas “Ghostbusters”. E assim seguem as aventuras para salvar a cidade. Com duração de 1h45, o filme mistura comédia, ação e ficção.

Na década de 1980, o Cadillac Miller-Meteor (1959) ajudou os Caça-Fantasmas a salvar a cidade de Nova York (EUA). Agora, em 2021, o modelo estará de volta à telona no filme “Gosthbusters: Afterlife” (Caça-Fantasmas: O Legado, em português). A história será retomada, porém, desta vez, a jornada se passa nas fazendas de Oklahoma.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se


Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.