Os picapeiros estavam ansiosos pela chegada da nova Hilux 2021, e agora a espera a acabou. A reestilização da picape média da Toyota chega ao País vinda da Argentina e começa a ser vendida nas lojas da marca no dia 26 de novembro. As novidades estão no visual, na potência e suspensões, e na lista de equipamentos. São nove versões, três flexíveis e seis turbodiesel. Os preços vão de R$ 145.390 a R$ 241.990.
As flexíveis são a SR 4×2, SRV 4×2 e SRV 4×4, sempre com cabine dupla e câmbio automático de seis velocidades. Custam R$ 145.390, R$ 157.490 e R$ 169.790, respectivamente. O motor quatro cilindros 2.7 flexível não sofreu alterações e mantém os 163 cv a 5 mil rpm e 24,9 mkgf a 4 mil rpm com etanol.
No caso das variantes a diesel, as opções começam com versões chassi e cabine simples. Estas usam o 2.8 turbodiesel de 204 cv a 3.400 rpm, porém o torque foi mantido em 42,8 mkgf a 3.400 rpm por causa do câmbio manual de seis marchas.
As versões Power Pack, SR, SRV e SRX usam o automático de seis. Com isso o torque sobe para 50,9 mkgf a 2.800 rpm. As mudanças de potência e torque no motor turbodiesel se deram com a adoção de uma nova turbina com pás 25% maiores. Os preços são de R$ 164.890, R$ 170.890, R$ 188.990, R$ 201.790, R$ 216.990 e R$ 241.990, na ordem.
Tanto os preços das versões flexíveis quanto o das versões a diesel subiram em média R$ 5 mil. A única discrepância é a configuração de topo SRX, cujo aumento foi de R$ 12.500. Ela custava R$ 229.490 na linha 2020. A SR 4×2 flexível com câmbio manual, e as “esportivas” GR Sport V6 a gasolina e GR Sport II a diesel, estão fora da nova gama.
(Confira abaixo o nosso teste com a nova Mitsubishi L200, rival da Hilux)
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Inscreva-seSuspensão aperfeiçoada
Todas as versões receberam melhorias no sistema de suspensão, com novas bucha na junção das molas com o chassi e novos suportes de cabine. Segundo a Toyota, isso reduz o balanço lateral da carroceria e as vibrações. Na SRX, complementa a mudança novos amortecedores com maior diâmetro (6,7% a mais que os anteriores) e foco no conforto.
Novos equipamentos
Nesse quesito a SRX também é quem traz a maioria das novidades, entre elas bancos dianteiros com sistema ventilação e sistema de som JBL com duas caixas de som destacadas sobre o painel. Para a SRX e a SRV há sensores de obstáculos dianteiros e traseiros. A central multimídia tem tela de 8 polegadas com integração a Android Auto e Apple CarPlay, câmera traseira, entrada USB e conexão Bluetooth, GPS integrado e TV Digital.
Mais segura só no topo
A Toyota incluiu na linha 2021 da Hilux o pacote Safety Sense. Oferecido apenas na versão de topo SRX, é o mesmo disponível no Corolla Altis. O pacote inclui controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão frontal e alerta de saída de faixa de rodagem com correção de direção. No caso da Hilux, ele também aplica freio nas rodas do lado que deve retornar para dentro da faixa.
Na versão de entrada com cabine simples há só três airbags de série. E nas versões com cabine dupla são sete bolsas infláveis. Em todas as opções há bloqueio eletrônico do diferencial traseiro, assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade e luz de frenagem de emergência.
As configurações com cabine dupla contam ainda com Isofix para fixação de cadeirinhas e assistente de reboque. E SR, SRV e SRX a diesel têm o assistente de descida e deslizamento eletronicamente limitado como complemento à lista de itens de série.
Visual renovado
A mudança no design ficará restrita às versões de cabine dupla. As novidades estão nos faróis, grade e para-choques. Exclusividades da versão de topo SRX são os faróis bi-LEDs e novas lanternas, também de LEDs e com novo grafismo, na traseira. As versões SR, SRV e SRX têm maçanetas das portas e tampa da caçamba cromadas.
SRX e SRV têm a mais rodas de 18 polegadas (com pneus de medidas 265/60) com novo desenho e acabamento preto. Nas demais versões os pneus são 265/65 R17. Na Power Pack as rodas são de liga, e na SR são de aço. As demais usam rodas e pneus na medida 225/70 R17.
Internamente, o painel de instrumentos tem novo grafismo e mantém o formato de velocímetro e conta-giros analógicos, com a tela vertical do computador de bordo no centro. Ele, por sinal, ganhou funções extras como indicador digital de velocidade e de posição das rodas dianteiras.