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McLaren Senna GTR ganha réplica da Lego Technic
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McLaren Senna GTR ganha réplica da Lego Technic

Modelo tem 830 peças e foi feito em colaboração entre as marcas; miniatura montável de 12 polegadas será disponibilizada pela Lego a partir de 1 de janeiro

Vagner Aquino

20 de nov, 2020 · 3 minutos de leitura.

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Lego Technic McLaren Senna GTR
Crédito:Lego/Divulgação
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É necessário ter, no mínimo, 10 anos para poder brincar com o novo Lego Technic McLaren Senna GTR. No total, são 830 peças, entre elas, detalhes únicos como pistões móveis do motor V8 e portas com abertura diédrica. O brinquedo, que mede 12 polegadas, chega às lojas a partir de 1 de janeiro de 2021. O preço recomendado é de US$ 49,99 (R$ 265,23 na conversão direta). No Brasil, porem, o valor será mediante consulta e, claro, sujeito a impostos.

O modelo é o primeiro supercarro da McLaren a ser recriado na forma Lego Technic. Com riqueza de detalhes de design e uma pintura azul única, a réplica é o modelo mais recente da parceria entre as empresas (iniciada em 2015). Antes, teve McLaren P1, 720S e McLaren Senna.

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Lego/Divulgação

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“A equipe responsável pelo design do McLaren Senna GTR trabalhou incrivelmente em estreita colaboração com seus colegas de design no Lego Group para capturar a aparência extrema. Assim como o modelo real, o brinquedo está repleto de detalhes, desde o spoiler traseiro até o motor. Temos tanto orgulho da miniatura quanto do carro real”, disse Robert Melville, diretor de design da McLaren Automotive.

Nova experiência de construção na Lego

“Este carro de pista não é como nenhum carro de rua em que trabalhei antes. Tem algumas características únicas, como suas silhuetas, o que diferencia a experiência de construção”, enfatiza Uwe Wabra, designer sênior da Lego Technic.

E se você ficou curioso, lá vão os dados do modelo real. O hipercarro voltado para as pistas tem motor V8 4.0 biturbo e 825 cv de potência. O torque é de 81,6 mkgf. O câmbio é automatizado de sete marchas. Com a leveza da fibra de carbono presente na estrutura, o bólido pesa apenas 1.188 kg. Até os 100 km/h leva só 2,8 segundos. A velocidade final é de 340 km/h.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.