Um dos conceitos mais interessantes do último Salão do Automóvel de São Paulo, em 2018, foi a Volkswagen Tarok. Com tamanho similar ao da Fiat Toro, a picape da marca alemã foi criada pela filial brasileira sobre o chassi do SUV compacto T-Cross. Na época, o projeto foi considerado altamente promissor, com lançamento previsto para 2021.
Pois bem, passados dois anos, a Tarok está longe de ganhar produção. Segundo apurou o site Mobiauto, a picape não chegará antes de 2023. Além disso, vai receber um “upgrade”. Em vez de utilizar a arquitetura MQB-A0 do T-Cross, a Tarok terá a plataforma maior MQB-A do SUV Taos, futuro rival do Jeep Compass que será lançado no 1º semestre do ano que vem.
Segundo a publicação, o Taos é tratado internamente pelo código VW316, enquanto a Tarok responde pelo projeto VW317. Ou seja, os modelos serão pares, o que faz todo sentido, já que a picape será produzida na fábrica argentina de General Pacheco ao lado do SUV médio. Isso também significa que os modelos irão compartilhar equipamentos e mecânica.
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Inscreva-seTamanho de Toro
A Volkswagen Tarok terá dimensões quase idênticas às da Toro. A largura, por exemplo, será a mesma do Taos (1,84 metro). Que por sua vez é a mesma da picape Fiat. O entre-eixos também deverá ter os 2,99 metros do modelo da marca italiana. Para adicionar a caçamba, a VW vai “esticar” o chassi do Taos, que tem 2,68 metros de distância entre-eixos.
Mesmo design
É esperado que a Tarok seja a picape do Taos. Ou seja, os modelo terão a mesma dianteira e cabine, incluindo painel e outras peças de acabamento. Os utilitários irão se diferenciar pelo visual da traseira e por um ou outro ajuste específico. Como por exemplo a suspensão, que deve ser mais alta e reforçada na picape para oferecer boa capacidade de carga — a Fiat Toro a diesel leva até 1 tonelada.
Motores diesel e flexível
Desde que chegou em 2016, a Toro conta com o know-how da Jeep nas versões 4×4 a diesel. Pois a Tarok poderá ter opções à altura para acabar com a festa da picape da marca italiana. Segundo a reportagem da Mobiauto, o modelo da Volkswagen poderá utilizar o conjunto da Amarok formado pelo motor 2.0 turbo diesel de 180 cv e 42,8 mkgf de torque, e o câmbio automático de oito marchas da ZF.
Já as versões flexíveis terão uma pegada mais esportiva. A picape deverá trazer o mesmo conjunto mecânico do Taos, formado pelo motor 1.4 250 TSI turbo flex e a transmissão automática de seis marchas da japonesa Aisin. São 150 cv de potência e 25,5 mkgf de torque a baixa rotação. Com o bônus de consumir bem menos que o atual motor 1.8 E Torq da Fiat Toro.
Agora é aguardar as cenas dos próximos capítulos.