Lançado no começo de 2019 nos Estados Unidos, o Jeep Gladiator finalmente está a caminho da América do Sul. Contudo, antes de vir para o Brasil, onde também é esperada, a picape vai desembarcar na Argentina. A confirmação veio por meio do diretor-geral da FCA no país, Martín Zuppi.
Durante almoço de confraternização com jornalistas argentinos, Zuppi então anunciou que o Gladiator chegará às lojas hermanas em janeiro de 2021. A princípio, o lançamento da picape do jipe Wrangler estava previsto para este ano na região. Entretanto, a pandemia atrasou sua vinda.
Motor V6 e 4×4 raiz
O Jeep Gladiator é a versão picape da atual 4ª geração do Wrangler, que chegou no Brasil no início de 2019. O modelo nasceu em 1987 como uma evolução do então jipe CJ, que foi a versão civil do utilitário militar usado pelo exército dos EUA na Segunda Guerra Mundial.
O SUV é, portanto, o 4×4 mais poderoso da marca norte-americana até hoje. O que também promete tornar a sua versão picape uma referência no 4×4. E com uma capacidade de carga de 770 kg, para levar o que quiser na trilha.
Na Argentina, a picape Gladiator será vendida com o veterano motor 3.6 V6 Pentastar a gasolina de 285 cv e 35,9 mkgf de torque. Este é acoplado a uma transmissão automática de oito marchas, e, ademais, oferece tração 4×4 com reduzida e bloqueio dos diferenciais dianteiro e traseiro.
Argentinos já tiveram outra Gladiator
O lançamento no país vizinho terá sabor de nostalgia. Entre 1963 e 1967, foi produzida no país uma picape da Jeep também chamada de Gladiator. Na época, o modelo foi feito em Córdoba pela montadora IKA (Industrias Kaiser Argentina). E fez sucesso, tendo fãs até hoje, 60 anos depois.
(Confira abaixo nosso teste com outro ícone do 4×4, o Land Rover Defender)