Um estudo norte-americano divulgou quais são os veículos cujos motoristas mais recebem autuações por dirigirem embriagados. Os resultados apontaram que a a cada mil condutores penalizados, 45 dirigiam uma Ram 2500.
Os dados foram publicados pela Insufy, portal que compara as melhores cotações de seguro, que analisou cerca de 2,7 milhões de registros e seguros de veículos. Logo depois da Ram, a Chevrolet S10 fica em segundo lugar com 35,9 autuações de 1000 .
Embora o lista inclua modelos como BMW Série 4 e Audi A4, impressiona o número de picapes no ranking. São seis 4X4 que estão no “Top 10”: Dodge Dakota, Ford Ranger, GMC Sierra e Chevrolet Silverado, bem como a 2500 e a S10.
Confira a seguir o ranking (em inglês):
A picape mais famosa dos EUA, a Ford F-150 não está no ranking. No entanto, o estudo afirma que mesmo estando no “Top 50”, o utilitário da Ford reúne 40% mais multas do que a média nacional das marcas, que é de 17,9 penalidades a cada mil.
Modelos que menos infringiram a lei
Por outro lado, a empresa também publicou a lista dos modelos cujos donos nunca ou raramente receberam esse tipo de autuação. Estão o Toyota RAV4, o Hyundai Santa Fe e o Toyota Sienna, com menos de uma multa por mil penalidades.
Motoristas rudes vs Motoristas que dirigem alcoolizados
Curiosamente, este estudo vai de encontro com outro também publicado pela Insurify – de motoristas mais rudes. Dessa vez, as protagonistas foram os carros premium, como o BMW Série 4 (em primeiro lugar) e o Audi A4 (na 10ª posição).
A metodologia considerou pontos como marcha à ré inadequada , não respeitar às sinalizações de trânsito, ultrapassagem em local proibido , conversão não autorizada , corrida de rua e atropelamento
Dados da NHTSA, agência governamental de segurança viária, aponta que mais de 10 mil pessoas morrem todos os anos no País por dirigirem embriagadas. Só no estado de São Paulo, entre janeiro de 2019 a julho de 2020, 551 pessoas morreram em acidentes dos quais o condutor havia bebido, de acordo com o programa Respeito à Vida