Você está lendo...
Vídeo que mostra ‘carro da Apple’ é falso; entenda
Notícias

Vídeo que mostra ‘carro da Apple’ é falso; entenda

Viralizado no Tik Tok e no Twitter, vídeo que mostra como seria conceito do carro da Apple do Projeto Titan, é falso; veja de quem é o carro

Emily Nery, para o Jornal do Carro

30 de dez, 2020 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Vídeo viral que mostra carro ad Apple é fake
Vídeo viral que mostra carro ad Apple é fake
Crédito:Reprodução/Tik Tok

Parece que a notícia sobre o Projeto Titan, da Apple, estar vivo animou e muito os apaixonados pela marca da maçã. Mais impressionante que isso é o vídeo que viralizou nas redes sociais, no qual mostra o possível protótipo já rodando por aí.

Contudo, nem tudo que reluz é ouro, ou, trazendo para o linguajar atual, é fake news. O futurístico e estonteante modelo traz rodas no formato de esferas, um enorme capô e um grande símbolo da Apple na grade. No vídeo, ele está em um estacionamento vazio, então ele gira e consegue se encaixar na vaga sozinho.

No entanto, o carro se trata do mais puro CGI (imagens geradas por computador). Inclusive, você pode já ter visto o modelo alguma vez. Isso porque ele é uma cópia do conceito de 2013 do Mercedes-Benz AMG Vision Gran Turismo. Na época, o esportivo foi apresentado para o jogo Gran Turismo 6 do PlayStation 3.

Publicidade


Mercedes AMG Vision GT Concept 2013
Modelo apresentado no vídeo se tratava do conceito Mercedes-Benz AMG Vision Gran Turismo de 2013 Divulgação/Mercedes-Benz

O suposto carro da Apple apareceu em uma série de vídeos divulgados principalmente no Tik Tok e no Twitter. Veja um deles abaixo:

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Titan promete abalar a produção da Tesla

Conforme noticiamos aqui, a Apple anunciou que projetava seu primeiro carro em 2014. Tratava-se basicamente de um veículo elétrico e autônomo. Com o passar dos anos, a ideia foi minguando, principalmente após as demissões em massa no setor de desenvolvimento do modelo, em 2019.

Entretanto, a Reuters divulgou que a Apple pretende lançar seu primeiro carro em 2024. Além disso, a empresa trabalha no avanço de uma inovadora bateria. Ela deverá oferecer uma longa autonomia ao veículo, bem como um preço e tamanho bem menor do que as baterias atuais.

CARRO DA APPLE SEGUE EM DESENVOLVIMENTO E PODE SER LANÇADO EM 2024 Apple/Divulgação

“Apple Car” pode chegar mais cedo do que o esperado

O jornal Taiwan’s Economic Daily News afirmou que a principal cadeia de suprimentos da Apple, em Taiwan, confirmou que a marca espera apresentar o carro já em setembro do próximo ano. Então, o lançamento mundial será em 2022. Segundo o portal, a futura rival da Tesla já até testou seu protótipo na Califórnia.

Porém, a sua entrada no mercado automotivo em 2021 ainda se trata de especulações. Vale reiterar que o Titan é um dos projetos mais bem guardados pela empresa fundada por Steve Jobs.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se



Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.