Você está lendo...
Uber está vendendo a sua divisão de ‘carros voadores’
Notícias

Uber está vendendo a sua divisão de ‘carros voadores’

Gigante do serviço de transporte estaria prestes a fechar a venda da divisão Uber Elevate que projeta transporte com 'carros voadores'

Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

30 de dez, 2020 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Uber Air, o serviço de transporte com carros voadores, será vendido para a Joby Aviation
Crédito:The Drive/Reprodução

Uma reportagem do site de notícias norte-americano Axios informa que a Uber está à beira de vender a sua divisão de táxi aéreo Uber Elevate. Várias fontes não identificadas que conversaram com a publicação disseram que a gigante de serviços de transporte está “em negociações avançadas”. E que o negócio, portanto, terá um desfecho em breve.

Segundo a Axios, a startup de aeronaves elétricas Joby Aviation vai comprar a Uber Elevate. As empresas são parceiras desde 2019, e, assim, já estão juntas no projeto. Entretanto, a divisão ainda é embrionária. Tem 80 funcionários e um veículo que opera em Nova York, indo de um local fixo em Manhattan até o aeroporto internacional John F. Kennedy.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Publicidade


Carros voadores em 2023

De início, esta era a previsão para a Uber Elevate começar a operar. Em 2018, a empresa tinha planos de construir uma rede de taxi aéreo capaz de transportar, então, 4.000 passageiros por hora. Segundo a reportagem da Axios, este volume exigiria mais voos comerciais do que o aeroporto de Atlanta. Atualmente, o mais movimentado do mundo.

A Uber chegou a procurar uma cidade nos Estados Unidos que permitisse legalmente os voos. O plano era lançar a Uber Air até 2023, com aeronaves elétricas pilotadas por humanos. Contudo, até agora a gigante de transportes só teve prejuízos. E a sua venda iminente é uma das medidas para recuperar as finanças após os prejuízos com a pandemia.

Joby Aviation pode comprar a Uber Air, divisão de táxi aéreo da gigante de serviços de transporte
Joby Aviation/Divulgação

Quem é a Joby Aviation?

A startup de aviação nasceu em 2009 na California com planos de desenvolver uma inovadora aeronave elétrica. O protótipo lembra um drone e é equipado com seis rotores móveis. Dessa maneira, é capaz de decolar e pousar verticalmente. E também voa para frente, como os aviões. Assim, o modelo atinge 320 km/h e tem autonomia para cerca de 241 km.

Embora os carros voadores ainda pareçam fora da realidade, a Joby já tem um valor de mercado de US$ 720 milhões. Isso se deve ao fato de a startup ter negócios com outros gigantes como Intel, JetBlue e Toyota. Capaz de levar o piloto e quatro passageiros, o protótipo está em processo de homologação. E, dessa forma, aguarda permissão para voar nos EUA.



Deixe sua opinião