Você está lendo...
Tesla vende quase meio milhão de carros elétricos em 2020
Notícias

Tesla vende quase meio milhão de carros elétricos em 2020

Fabricante entregou 499.550 veículos em 2020 e por pouco não atingiu sua meta. Mercado chinês é o grande responsável pelo sucesso de vendas da Tesla

Emily Nery, para o Jornal do Carro

04 de jan, 2021 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

tesla
FÁBRICA DA TESLA NA CALIFÓRNIA
Crédito:Tesla/Divulgação
tesla

Embora 2020 tenha elevado a Tesla (e Elon Musk) a outro patamar, a montadora informou que falhou em sua meta de vendas para o último ano. Por 450 veículos a empresa não bateu a marca de 500 mil veículos vendidos. Contudo, o número representa a maior produção de carros elétricos feito por uma só marca no mundo.

De certo que o ano não foi fácil para nenhuma montadora. Com a pandemia, fábricas passaram meses fechadas e o consumidor ficou mais relutante em comprar um carro novo. Tanto é que as vendas da Tesla no primeiro semestre foram 15% menores em comparação ao mesmo período de 2019.

Publicidade


Mesmo assim, no acumulado do ano, a norte-americana aumentou em 36% suas vendas globais em comparação a 2019. Esse recorde se deve principalmente a instalação de sua fábrica bem como o início das vendas do Model Y nacional na China.

A própria fabricante admitiu que a meta foi ambiciosa, mas poderia ser cumprida caso fabricasse mais carros Model Y e tornasse sua logística mais eficiente. Entretanto, a montadora não contou sobre as novas concorrentes em seu maior mercado, a China.

Fabricante chinesa NIO
Fabricante chinesa NIO chegou a valer mais do que a GM na bolsa norte-americana Divulgação/NIO

A novata NIO, que viu suas ações saltarem na bolsa norte-americana, dobrou as vendas em dezembro e chegou a emplacar mais de 43 mil unidades em 2020. Outras startups e montadoras de carros elétricos, como a Li One e a Xpeng também relatam um salto na procura por seus veículos neste último ano.



Mesmo não atingindo meta, Tesla bateu recorde

Apesar da concorrência, a empresa de Elon Musk conseguiu atingir seu objetivo de produção e totalizou 509.737 unidades fabricadas. Além disso, quebrou novamente seu recorde por ter entregue 180.570 unidades só no quarto trimestre do ano. Em entrevista para a CNBC, o analista da Wedbush Dan Ives acredita que a Tesla entregará mais de um milhão de unidades mundialmente em 2022.

Com massivos investimentos do governo, a China se consolida hoje como líder no mercado de carros elétricos. O País vê esse segmento como coringa para reaquecer a economia pós-pandemia. O mercado chinês fechou o último ano com mais de 1,3 milhão de carros vendidos. A previsão para 2021 é de que este número seja de 1,8 milhão.




Deixe sua opinião