Está cada vez mais próximo o lançamento do novo compacto da Citroën que irá substituir o hatch C3. Um flagra feito na BR-040 em Minas Gerais, próximo da cidade de Juiz de Fora, mostra o, então, futuro modelo da marca francesa em testes. Trata-se do segundo flagra em solo brasileiro.
Segundo o site Autos Segredos, que recebeu os cliques de um leitor, o novo compacto da Citroën será lançado no Brasil no último trimestre deste ano para substituir o C3. Contudo, não será o novo C3 europeu, mas um crossover com dimensões próximas às do Renault Sandero.
Mini Cactus
O futuro Citroën, portanto, poderá ser um SUV de até 4 metros, com porte similar ao do Aircross e também de Hyundai Venue e Nissan Magnite, que estão cotados para o Brasil. Dessa maneira, vai desfrutar de benefícios fiscais na Índia, onde carros deste tamanho pagam menos imposto.
Essa peculiaridade deu aos indianos o know-how para fabricar compactos mais baratos dentro das novas leis de segurança e emissões. Entretanto, conforme relata o Autos Segredos, a plataforma modular CMF foi bastante simplificada em relação à original francesa, para ter custo/benefício.
Ou seja, o sucessor do atual C3 poderá ser um mini Cactus com arquitetura modular mais barata, porém capaz de atender às exigências legais. A fábrica da PSA, em Porto Real (RJ), inclusive já está ajustada para receber a arquitetura, que vai originar ainda outros modelos para a Citroën.
Novo design da Citroën
Embora esteja rodando no Brasil e na Índia, o novo crossover pequeno da marca francesa ainda não revelou nem sequer um pedacinho da sua carroceria. Por causa disso, cresce a curiosidade em relação ao design, que promete trazer uma nova identidade visual aos modelos da Citroën.
De acordo com o site Autos Segredos, os faróis terão uma inédita assinatura luminosa na forma de “Y”, que será totalmente em LED nas versões mais caras. Além disso, as lanternas formarão uma peça única com a grade que integra o duplo chevron da marca parisiense.
A descrição vai de encontro às projeções do modelo laranja publicadas pelo site Cartoq (e que mostramos nesta reportagem). Assim, caso tudo se confirme, o novo carro da Citroën vai apresentar uma evolução do estilo da atual geração do C3 europeu, que também tem sua influência.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seMecânica de novo 208
Um ponto que pode desapontar os fãs da marca é a mecânica. É esperado que o sucessor do C3 traga o mesmo conjunto mecânico do novo Peugeot 208, que trocou de geração à poucos meses no Brasil. Isso significa que o modelo usará o motor 1.6 flexível de até 118 cv e 15,47 kgfm de torque.
Se não terá opção de motor turbo no lançamento, ao menos o substituto do Citroën C3 terá opções de câmbios manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades. Outra boa notícia é que a fusão da FCA e da PSA já está valendo, e a Stellantis deve prover motores novos às francesas.
É grande a chance de Citroën e Peugeot se valerem dos novos motores turbo da família Firefly que serão lançados pela Fiat e Jeep nos próximos meses. Até mesmo o inédito câmbio do tipo CVT, que chegará com os motores turbo, poderá futuramente ser compartilhado com a PSA.
Uma nova Citroën
A criação do grupo Stellantis promete virar de vez o jogo para Citroën e Peugeot nos próximos anos. Com vendas magras na última década, as francesas terão terreno fértil para ampliar a sinergia com a Fiat-Chrysler, que vai incluir fábricas, produtos e rede de concessionárias.