Nesta quinta-feira, dia 4 de fevereiro, a Nissan vai revelar nos Estados Unidos uma nova geração da Frontier. Entretanto, não se trata da picape à venda no Brasil. O modelo foi criado para os norte-americanos. Por causa disso, será diferente da Frontier que temos em solo brasileiro.
Por aqui, a Nissan Frontier está atualmente na terceira geração. A picape é produzida na Argentina e estreou em 2017, após ganhar as ruas da Ásia. Dessa forma, com uma nova Frontier na América do Norte, a marca japonesa passará a ter duas picapes médias homônimas.
Propostas diferentes
Contudo, a despeito de terem a mesma alcunha, a nova Frontier dos EUA será maior e mais “parruda” que a Frontier vendida no resto do mundo (incluindo o Brasil). No vídeo acima, de apenas 6 segundos, é possível ver detalhes da picape, como a grade e pedaços do farol e da lanterna.
A dianteira vai exibir uma nova grade vertical que conecta os faróis, posicionados mais ao alto. O desenho promete deixar a dianteira da nova Frontier ainda mais encorpada, bem ao gosto dos americanos. Já os faróis mostram duas barras horizontais de LED que darão um toque moderno.
O vídeo da nova Nissan Frontier é tão curto, que não há muito o que falar das imagens. A traseira mostra apenas um pedaço da lanterna, que terá contorno geométrico e bordas pretas, além de luzes de LED. A versão que aparece nas imagens é a Pro-4X, possivelmente a topo de linha.
Por enquanto não há imagens do interior da picape, mas espera-se que a nova Frontier tenha uma cabine generosa em espaço, já que terá dimensões ligeiramente maiores. Entre os equipamentos, haverá uma multimídia no centro do painel, ladeada pelos difusores de ar verticais.
Todo o design da nova Frontier tem influência da picape maior Titan.
Brasil terá reestilização
Desenvolvida para o mercado norte-americano, a nova geração da Frontier mudará no país após longos 17 anos. A picape é a mesma desde 2004, tendo recebido leves atualizações desde então. Contudo, haverá alguma sintonia entre o modelo de lá e a Frontier global. Isso porque a picape à venda no Brasil receberá um novo facelift nos próximos meses.
As picapes, portanto, terão uma conexão visual para além do nome. Entretanto, a plástica será bem leve e vai alterar somente a grande e faróis e lanternas. O interior receberá aprimoramentos. A dianteira é o ponto de maior semelhança, com a grade vertical e os faróis com LEDs diurnos. A traseira terá lanternas redesenhadas com nova assinatura luminosa.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seUpgrade tecnológico
A reestilização da Frontier no Brasil vai reposicionar a picape na disputa tecnológica. O modelo terá o pacote “Nissan Intelligent Mobility”, que reúne assistentes de partida em rampa e de descida, alertas de saída de faixa de rodagem e de ponto cego, frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão frontal, câmera 360º, controle de cruzeiro adaptativo e seis airbags.
A mecânica permanecerá igual. O motor diesel 2.3 litros biturbo de 190 cv e 45,9 mkgf seguirá nas versões de topo, enquanto as voltadas ao trabalho utilizarão o mesmo motor com uma turbina. Assim, potência e torque passam a 160 cv e 41 mkgf. Da mesma forma, continuarão a transmissão manual de seis marchas e o câmbio automático de sete velocidades.