A Chevrolet vai lançar no próximo domingo, dia 14 de fevereiro, um inédito SUV compacto totalmente elétrico. Batizado de Bolt EUV, o utilitário foi criado a partir do hatch homônimo, que é vendido no Brasil desde o fim de 2019. Ou seja, a vinda da novidade para cá será uma questão de tempo.
Com vendas naturalmente começando por Estados Unidos e Canadá, o Chevrolet Bolt EUV é a principal aposta da marca da gravata para crescer no mercado de carros movidos por baterias. A meta da General Motors é ambiciosa: só produzir carros elétricos a partir de 2035. Isso no mundo inteiro, incluindo o Brasil, ainda distante da eletrificação em massa.
Bateria para mais de 400 km (por carga)
Durante o último Super Bowl, maior evento esportivo dos EUA, a GM deu um aperitivo do SUV do Bolt. A montadora divulgou um vídeo que mostrou partes externas e internas do SUV elétrico. O design, por exemplo, traz estilo atualizado em relação ao hatch elétrico da Chevrolet.
O utilitário usa a mesma plataforma do Buick Velite 7, um SUV elétrico lançado em 2020 na China. A arquitetura é uma versão ampliada da base BEV2 do Chevrolet Bolt. Dessa maneira, é esperado que o Bolt EUV traga o mesmo conjunto de motor e bateria dos dois modelos.
O Buick Velite 7 utiliza o mesmo motor elétrico do Bolt EV. São 203 cv de potência e 36,7 mkgf de torque máximo. Bem como o pacote de baterias com capacidade de armazenamento de 66 kWh, o que fornecerá autonomia superior a 400 km por ciclo — algo próximo dos 416 km do Bolt EV.
Lançamento no Brasil em 2022
Ainda é cedo para cravar a chegada do Chevrolet Bolt EUV no Brasil. O mais provável é que o SUV compacto elétrico da GM desembarque por aqui só em 2022, após atender a demanda inicial na América do Norte. Da mesma forma, é precoce falar em preços e versões do modelo.
Por ora, sabe-se apenas que o SUV será mais caro do que o hatch. Ou seja, o utilitário elétrico terá um preço inicial superior aos US$ 36.620 (cerca de R$ 198 mil) pedidos no Bolt nos EUA. Com a taxa de importação de 35%, o hatch custa atualmente R$ 262.100 no site oficial da Chevrolet.
Diante disso, é provável que o SUV elétrico desembarque aqui com preço na faixa dos R$ 300 mil. A seu favor, o Bolt EUV não terá muitos adversários, o que dará ao modelo da GM certo pioneirismo. É justamente o que a marca busca, segundo o CEO da GM na América Latina, Carlos Zarlenga.
“A GM tem o compromisso de liderar a eletrificação no Brasil e região. Desde que apresentamos o Bolt EV no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro de 2018, observamos um crescente interesse do consumidor pelos carros elétricos. O sucesso do Bolt EV nos encoraja a continuar investindo em novidades no segmento. Temos planos de crescer nossa oferta nos próximos anos”, diz Zarlenga.