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Chevrolet vai lançar novo SUV elétrico que será vendido no Brasil
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Chevrolet vai lançar novo SUV elétrico que será vendido no Brasil

Feito a partir da plataforma do hatch Bolt, o inédito SUV elétrico da Chevrolet será lançado no próximo domingo, dia 14 de fevereiro

Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

10 de fev, 2021 · 5 minutos de leitura.

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Chevrolet vai lançar neste mês o Bolt EUV, seu primeiro SUV totalmente elétrico
Crédito:Chevrolet/Divulgação

A Chevrolet vai lançar no próximo domingo, dia 14 de fevereiro, um inédito SUV compacto totalmente elétrico. Batizado de Bolt EUV, o utilitário foi criado a partir do hatch homônimo, que é vendido no Brasil desde o fim de 2019. Ou seja, a vinda da novidade para cá será uma questão de tempo.

Com vendas naturalmente começando por Estados Unidos e Canadá, o Chevrolet Bolt EUV é a principal aposta da marca da gravata para crescer no mercado de carros movidos por baterias. A meta da General Motors é ambiciosa: só produzir carros elétricos a partir de 2035. Isso no mundo inteiro, incluindo o Brasil, ainda distante da eletrificação em massa.

Chevrolet Bolt EUV
Chevrolet/Divulgação

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Bateria para mais de 400 km (por carga)

Durante o último Super Bowl, maior evento esportivo dos EUA, a GM deu um aperitivo do SUV do Bolt. A montadora divulgou um vídeo que mostrou partes externas e internas do SUV elétrico. O design, por exemplo, traz estilo atualizado em relação ao hatch elétrico da Chevrolet.

O utilitário usa a mesma plataforma do Buick Velite 7, um SUV elétrico lançado em 2020 na China. A arquitetura é uma versão ampliada da base BEV2 do Chevrolet Bolt. Dessa maneira, é esperado que o Bolt EUV traga o mesmo conjunto de motor e bateria dos dois modelos.

O Buick Velite 7 utiliza o mesmo motor elétrico do Bolt EV. São 203 cv de potência e 36,7 mkgf de torque máximo. Bem como o pacote de baterias com capacidade de armazenamento de 66 kWh, o que fornecerá autonomia superior a 400 km por ciclo — algo próximo dos 416 km do Bolt EV.




Chevrolet Bolt EUV
Chevrolet/Divulgação

Lançamento no Brasil em 2022

Ainda é cedo para cravar a chegada do Chevrolet Bolt EUV no Brasil. O mais provável é que o SUV compacto elétrico da GM desembarque por aqui só em 2022, após atender a demanda inicial na América do Norte. Da mesma forma, é precoce falar em preços e versões do modelo.

Por ora, sabe-se apenas que o SUV será mais caro do que o hatch. Ou seja, o utilitário elétrico terá um preço inicial superior aos US$ 36.620 (cerca de R$ 198 mil) pedidos no Bolt nos EUA. Com a taxa de importação de 35%, o hatch custa atualmente R$ 262.100 no site oficial da Chevrolet.


Diante disso, é provável que o SUV elétrico desembarque aqui com preço na faixa dos R$ 300 mil. A seu favor, o Bolt EUV não terá muitos adversários, o que dará ao modelo da GM certo pioneirismo. É justamente o que a marca busca, segundo o CEO da GM na América Latina, Carlos Zarlenga.

“A GM tem o compromisso de liderar a eletrificação no Brasil e região. Desde que apresentamos o Bolt EV no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro de 2018, observamos um crescente interesse do consumidor pelos carros elétricos. O sucesso do Bolt EV nos encoraja a continuar investindo em novidades no segmento. Temos planos de crescer nossa oferta nos próximos anos”, diz Zarlenga.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.