A Alemanha é o primeiro país da Europa a aprovar uma lei que libera a circulação de veículos autônomos. Em outras palavras, esse é o primeiro passo para viabilizar trânsito de carros sem motorista em ruas e estradas.
O país já tinha uma lei que permitia a circulação que veículos com nível 4 de condução autônoma. Mas desde que o uso fosse em espaços fechados.
Para isso, é preciso ter uma licença especial. Ou seja, o carro precisava ser liberado pelo departamento de trânsito.
Alemanha rumo ao futuro
Contudo, a nova lei libera o proprietário a “conduzir” o carro em qualquer local do país. Para isso, os veículos devem ter uma série de tecnologias de segurança previstas em lei.
O governo pretende regularizar a operação desses modelos até 2022.
Segundo o Ministro Federal Andreas Scheuer, “a Alemanha será o primeiro país do mundo a trazer veículos autônomos de seus laboratórios de pesquisa para a estrada. Hoje demos um passo decisivo para chegar mais perto desse objetivo”.
Sistema de nível 4
Vale reiterar que a regra é para carros autônomos de Nível 4. A tecnologia permite que o próprio sistema assuma todas as funções de direção, segundo informações da SAE (Society of Automotive Engineers).
No entanto, o software pode identificar situações com a qual não consegue lidar. Nesse caso, será necessária a intervenção do motorista.
Carro tem de ter ‘motorista’
Desta forma, é necessário haver uma pessoa habilitada a bordo. Ou seja, sentada no banco do condutor.
O próximo passo será a introdução de veículos com sistema de direção totalmente autônoma. O próximo passo será a introdução de veículos com sistema de direção totalmente autônoma.
Segundo a SAE, no Nível 5 não há motorista. Portanto, esse tipo de carro não terá sequer volante ou pedais.
Vantagens para a Tesla e o Grupo VW
A liberação de carros autônomos é especialmente vantajosa para a Tesla, por exemplo. A empresa norte-americana está construindo uma fábrica nos arredores de Berlim.
O principal intuito é deixar o produto preço competitivo para encarar as consagradas alemãs. São elas: Audi, BMW, Mercedes-Benz, Porsche e Volkswagen.
Assim, a Tesla ganha mais um motivo para continuar investindo na Alemanha. Vale lembrar que a nova atualização do sistema de condução semiautônoma Autopilot da marca promete atingir o Nível 5 de autonomia.
Aposta da Tesla
Segundo Elon Musk, CEO da empresa, essa tecnologia estará disponível até o fim de 2021. E permitirá que o motorista seja dispensado.
Seja como for, no caso da Volkswagen os primeiro carros autônomos devem ser lançados entre 2025 e 2030. Para isso, o grupo investirá mais de R$ 440 bi em novas tecnologias.
O Projeto Ártemis, da Audi, encabeçará o protótipo autônomo. A marca faz parte do Grupo Volkswagen.
Maioria dos carros tem nível 2
Ainda assim, há poucos países que oferecem algum tipo de regulamentação para que carros circulem sem motorista. Portanto, a maioria tem Nível 2 de automação.
Ou seja, podem acelerar, frear e permanecer dentro das faixas de rolamento sozinhos, por exemplo.
Alemanha já libera o sistema de manutenção de faixa
Do mesmo modo, em algumas rodovias alemãs há o chamado ALKS. Ou seja, o sistema de manutenção de faixa automatizado.
Ele permite que, em locais de congestionamento, o veículo possa circular de forma autônoma na mesma faixa a até 60 km/h.