Ao que tudo indica, a Subaru está pensando seriamente em voltar a trabalhar com o segmento de picapes. A marca japonesa está ausente há algum tempo da categoria. Contudo, de acordo com o site australiano Cars Guide, uma nova picape pode surgir utilizando como base o chassi da Hilux, produto mundialmente conhecido da conterrânea Toyota.
Essa inspiração reflete a busca de cooperação entre as duas marcas japonesas. Subaru e Toyota já trabalharam juntas no passado recente, quando lançaram os cupês GT-86 e BRZ. A dupla ficou conhecida pelos famosos motores boxer da Subaru, bem como a tração traseira da Toyota.
Blair Read, diretor-geral da Subaru, disse à publicação australiana que “não há visibilidade sobre esse tipo de discussão e sobre o que pode estar em andamento”. Referiu-se, assim, ao processo de criação de uma nova picape. Contudo, Read lembrou os frutos de sucesso da parceria com a Toyota e a a dupla de esportivos lançada em 2012.
Um pouco de história…
Criada em meados da década de 1950, a Subaru já teve entre seus acionista a participação minoritária de 20% da General Motors. Até que a Toyota comprou a participação da GM. A partir de então, Toyota e Subaru criaram uma aliança tecnológica para partilhar vários componentes.
Desta maneira, a Toyota passou a utilizar as fábricas da parceira nos Estados Unidos, enquanto a Subaru utiliza a tecnologia híbrida de sua parceira. Não à toa, a picape Baja, uma derivação da perua Outback, foi feita nos EUA entre 2002 e 2006. Um projeto sobre monobloco que surgiu bem antes da Fiat Strada e da Volkswagen Saveiro.
A Baja foi a última picape produzida pela empresa e saiu de linha em 2006. Dessa maneira os apelos pela volta de uma nova picape com o selo Subaru parecem ser fortes. Segundo o gerente de relações públicas da montadora, David Rowley, alguns clientes em potencial disseram a ele que comprariam uma nova geração de modelos, pois “a quilometragem está ficando em alta”.