A Volvo Cars deu um grande passo rumo à eletrificação completa. Em live global na terça-feira (2), a marca sueca anunciou que vai fabricar somente veículos elétricos a partir de 2030. Dessa forma, vai eliminar “qualquer carro de seu portfólio global com motor de combustão interna, incluindo híbridos“. O SUV-cupê C40 Recharge também foi revelado. As vendas do modelo inédito começam em 2022.
Trata-se, portanto, do primeiro Volvo feito para ser puramente elétrico. Ele é baseado no XC40 Recharge. Mas traz um novo desenho para a marca, mais moderno e com novos elementos. O destaque são as lanternas com LEDs dinâmicos que formam pontilhados à medida que sobem pela coluna traseira. O teto atrás, por sinal, segue à risca a proposta de lembrar um cupê.
Dois motores e 400 km de autonomia
A despeito do estilo inovador, o C40 Recharge tem muito do XC40 elétrico, o que inclui o painel, bem como o sistema de propulsão. Ou seja, o SUV-cupê tem dois motores elétricos, um em cada eixo, com 408 cv de potência máxima. Já as baterias têm capacidade maior, de 78 kWh, o que garante autonomia de até 420 km, de acordo com a fabricante.
Segundo a Volvo, há recarga rápida. Ou seja, 80% das baterias podem ser repostas em 40 minutos. Outra novidade é que a marca, que há uma década pertence à chinesa Geely, informa que poderá fazer atualizações remotas para melhorar a autonomia do modelo. Será como nos carros da Tesla. Ou seja, a empresa libera “downloads” que podem ser feitos remotamente.
Da mesma forma que o XC40 Recharge, o C40 terá sistema multimídia integrada a serviços da Google, por meio da plataforma Android Auto. Assim, o usuário poderá baixar aplicativos no Google Play. Ou usar o assistente virtual com comando de voz, que permite, por exemplo, acessar músicas e pesquisar o endereço da padaria mais próxima por meio do navegador GPS.
Totalmente “livre de couro” e vendido online
O C40 Recharge inaugura uma nova era para a Volvo,. E esses novos tempos significam dispositivos de segurança mais avançados. Tal como no XC40, o SUV-cupê tem sensores, câmeras e radares mais avançados, que melhoram as respostas do sistema de condução semiautônoma, que inclusive poderá evoluir para oferecer condução totalmente autônoma.
O C40 Recharge, portanto, é a nova referência do que a Volvo entende como o carro do futuro. Por disso, é o primeiro modelo da marca totalmente livre de couro animal. As vendas serão só pela internet. O empresa promete oferecer o veículo a partir do início de 2022. E, segundo os executivos, as entregas ocorrerão de forma rápida.