Você está lendo...
Kia revela o crossover EV6, seu primeiro carro exclusivamente elétrico
Notícias

Kia revela o crossover EV6, seu primeiro carro exclusivamente elétrico

Feito sobre a plataforma E-GMP do Hyundai Ioniq 5, o Kia EV6 traz o novo estilo de design e quer subir a marca sul-coreana de patamar

Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

15 de mar, 2021 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Kia EV6
EV6 é o primeiro de dez veículos elétricos que a Kia lançará nos próximos anos
Crédito:Kia Motors/Divulgação

A Kia Motors está pronta para a era dos carros elétricos. A marca sul-coreana divulgou as primeiras imagens do EV6, um inédito crossover movido por baterias. Trata-se do primeiro modelo da marca feito para ser exclusivamente elétrico — e, portanto, sem versões a combustão.

Por enquanto, a Kia apenas mostrou imagens do EV6. O crossover utiliza a mesma plataforma E-GMP do Hyundai Ionic 5, que também é 100% elétrico. Porém, a despeito de serem irmão, os modelos têm estilos muito distintos. Para a Kia, o EV6 inaugura uma nova filosofia de design.

Kia EV6
Kia Motors/Divulgação

Publicidade


A marca chama o estilo de Opposites United, um termo que tenta transmitir várias ideias, como ousadia, alegria, poder e tecnologia. Do ponto de vista do design, a dianteira tem estilo mais sóbrio, enquanto a traseira traz forte personalidade e linhas que surpreendem.

O estilo do EV6, portanto, vai influenciar os próximos carros da Kia. Ao mesmo tempo, o crossover elétrico inaugura uma nova fase da marca sul-coreana. A montadora do grupo Hyundai quer subir de patamar nos próximos anos. E a linha de elétricos terá papel fundamental nisso.

Kia EV6
Kia Motors/Divulgação

Nova logo e cabine espaçosa e sofisticada

Ainda do lado de fora, o EV6 surge com a nova logomarca da Kia. A marca reestilizou seu escudo no início deste ano, novamente para buscar uma imagem de maior prestígio. Pois o novo emblema combinou com o estilo exterior e também com a cabine elegante e sofisticada do crossover.

Uma das vantagens do uso da plataforma E-GMP é o aproveitamento do espaço. A cabine parece bastante ampla. E não é só. A Kia caprichou nos revestimentos, sem deixar de lado a sustentabilidade — os bancos, por exemplo, são feitos de material plástico reciclado.

Kia EV6
Kia Motors/Divulgação

A cereja do bolo é o painel moderno e envolvente, com uma grande tela curvada para a multimídia. O visor é voltado ao motorista e fica unido à outra tela de alta definição, posicionada atrás do volante e que serve de quadro de instrumentos, com gráficos tridimensionais.



Kia EV6
Kia Motors/Divulgação

Kia quer liderar vendas de elétricos

Embora o EV6 seja o primeiro carro exclusivamente elétrico da marca, a Kia Motors vendeu 100 mil veículos elétricos na última década. A sul-coreana foi uma das pioneiras no segmento, e, por isso, vai buscar a liderança global da categoria. A marca planeja lançar sete carros elétricos inéditos.


O primeiro deles é, portanto, o EV6, que estreia no fim deste mês na Coreia do Sul. Ao todo, a Kia pretende ter 11 carros elétricos em seu portfólio até 2025. Serão os sete inéditos já citados, bem como versões elétricas de modelos conhecidos, como o SUV compacto Soul.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se


Kia Sportage MHEV MHEV
Oferta exclusiva

Kia Sportage MHEV MHEV

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.