Você está lendo...
CNH: Detran-SP suspende prazo para renovação e validade muda em abril
Legislação

CNH: Detran-SP suspende prazo para renovação e validade muda em abril

Prazo para renovar a CNH e realizar outros procedimentos no Detran está suspenso por tempo indeterminado. Nesse ínterim, novas regras do CTB entram em vigor

Emily Nery, para o Jornal do Carro

26 de mar, 2021 · 8 minutos de leitura.

Publicidade

detran
Detran alerta que golpe é feito através de sites e redes sociais falsos
Crédito:EPITÁCIO PESSOA/ESTADÃO

Devido à fase emergencial adotada no estado de São Paulo para conter a disseminação do novo coronavirus, o Detran-SP obteve autorização do Denatran para suspender o prazo para renovação e solicitação da CNH. Além disso, uma outra medida irá impactar a vida do motorista brasileiro: a validade da CNH dobrará de 5 para 10 anos a partir de abril.

Antes de explicarmos a nova decisão do Detran, é importante entender como os prazos prorrogados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 2020 impactam agora.

Há cerca de um ano, o órgão paulista reduziu o tempo de atendimento de suas unidades, mas orientou a realização dos serviços pelo seu site. Contudo, o Contran suspendeu os procedimentos dos Detrans. Assim, permitiu que os condutores com CNH vencida a partir do dia 19 de fevereiro de 2020 pudessem dirigir sem levar multa.

Publicidade


Eis que, em dezembro do ano passado, o Contran anunciou que daria mais um ano de validade às carteiras de habilitação vencidas em 2020. O órgão criou uma novo cronograma para renovação de acordo com a antiga validade.

cnh
Por causa da fase vermelha, unidades do Detran no estado de São Paulo estão fechadas Foto: Evelson de Souza/Estadão

Suspenção do vencimento da CNH e de outros processos

Por causa da gravíssima situação da pandemia no país, o presidente do Detran-SP, Ernesto Mascellani pediu ao Denatran pela suspensão dos prazos de procedimentos de trânsito.


Embora o órgão disponibilize seus serviços online, o cidadão que não possui internet ainda pode ser prejudicado. Vale lembrar que as unidades do Detran estão fechadas desde a volta do estado de São Paulo à fase vermelha.

Agora, com a nova alteração, a renovação dos documentos vencidos tanto em 2020 quanto em 2021 está suspensa por tempo indeterminado. Outros processos também foram prorrogados, são eles:

  1. Prazo para registro e licenciamento do veículo novo adquirido desde 26 de fevereiro de 2021
  2.  Data final para apresentação de defesa prévia e de indicação do condutor infrator encerrada desde 15 de março de 2021, para as notificações de autuação já enviadas
  3. Data final para apresentação de recurso encerrada desde 15 de março de 2021, para as notificações de penalidade expedidas
  4. Prazo para apresentação de recursos em processos de suspensão do direito de dirigir e de cassação do documento de habilitação encerrada desde 15 de março de 2021
  5.  Data final para renovação das CNH e das Autorizações para Conduzir Ciclomotor (ACC) vencidas desde 1º de março de 2020 e com vencimento a partir de 24 de março
  6. Prazo de validade das ACC, Permissão Para Dirigir e CNH vencidas desde 1º de março de 2020 e com vencimento a partir de 24 de março
  7. Prazo para o proprietário adotar as providências necessárias à efetivação de transferência de propriedade de veículo adquirido desde 12 de fevereiro de 2021.  

As unidades do Detran também cancelaram os agendamentos de provas práticas e teóricas e, portanto, não há previsão para voltarem.


cnh
Em 2019, Presidente Bolsonaro entregou proposta de mudanças do CTB ao então presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ )Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Validade da CNH mudará em abril

Conforme antecipamos no Jornal do Carro, uma das principais mudanças no Código Brasileiro de Transito (CTB) previa a mudança de cinco para dez anos no tempo de validade da CNH.

Dessa forma, a Lei 14.071/2020 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que entrará em vigor no dia 12 de abril, trará diversas mudanças ao documento de trânsito. Primeiramente, para condutores até 50 anos, a validade passa para 10 anos. Para motoristas de 50 até 70 anos, o prazo de renovação continua em cinco anos.


Contudo, a validade de CNH de três anos, antes adotada para motoristas com 65 anos ou mais, passa a valer apenas para condutores com 70 anos ou mais.

Limite de pontos para suspensão

Outra mudança importante está no aumento de pontos para perder a habilitação. Assim como a validade do documento, a pontuação para suspender o mesmo dobrou – foi de 20 para 40 pontos.


A partir de agora, há uma gradação no aumento da pontuação limite: 20, 30 e 40 pontos dentro de 12 meses. Se tiver duas ou mais infrações gravíssimas, a CNH é suspensa com 20 pontos.

Com 30 pontos será suspensa se houver uma infração gravíssima e com 40 pontos caso não tenha infrações gravíssimas no prontuário dentro de 12 meses.

Todavia, para quem é motorista profissional, a regra é sempre de 40 pontos, independentemente das infrações. Isso vale para taxistas, caminhoneiros e motoristas de aplicativos ou mototaxistas.


Caso esses profissionais atinjam 30 pontos em 1 ano, eles devem fazer o curso de reciclagem para ter a pontuação zerada. Hoje essa regra funciona para as categorias C,D ou E da CNH, quando atingem 14 pontos.

A nova lei prevê outras mudanças. Bem como no transporte infantil, na punição para quem for flagrado a uma velocidade 50% acima do permitido na via e no exame toxicológico. Você pode conferir todas as novidades aqui.



Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.