Ao que tudo indica, a Fiat Toro está prestes a ganhar sua concorrente direta com o escudo da Ford. Segundo o fórum Ford Authority, a inédita picape Maverick será lançada na primeira quinzena de junho nos Estados Unidos, com produção em série a partir de julho na fábrica de Hermosillo, no México. O modelo é feito sobre o SUV 4×4 Bronco Sport, o que o deixa também no horizonte do mercado brasileiro.
Por aqui, tal como publicamos em outubro de 2020, a Ford renovou o registro do nome Maverick. A propriedade foi feita originalmente nos anos 1970, para batizar o cupê que se tornaria ícone nacional da marca. Segundo a revista Quatro Rodas, a picape também já está homologada no país, na versão Lariat, que deve manter o motor 2.0 turbo do Bronco Sport.
Estilo próprio
Embora use a mesma base do Bronco Sport, a Ford Maverick terá design próprio, com faróis simétricos em formato de “C” que se conectam à grade. A frente parece ser ainda mais alta e parruda em comparação ao utilitário esportivo que já está à venda no Brasil. Já a traseira seguirá as linhas das picapes maiores da tradicional Linha F (F-150 e F-250).
A principal diferença da Maverick em relação às demais picapes da Ford na atualidade é o chassi em monobloco do Bronco Sport. Entretanto, a base do SUV promete dar à nova picape grande desenvoltura no off-road. Ou seja, o modelo herdará os programas de condução extremos, além de outros atributos técnicos, como boa capacidade de imersão.
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Inscreva-sePreço será decisivo no Brasil
Já faz algumas semanas que especula-se o preço da inédita Ford Maverick nos EUA. Por lá, acredita-se que a picape mexicana terá um valor de saída abaixo de US$ 20 mil, o equivalente a R$ 104 mil na conversão direta, sem taxas. Porém, o mercado norte-americano terá desde opções mais básicas até as mais completas, o que pode não acontecer no Brasil.
Aqui vai ajudar muito o acordo de livre-comércio com o México, que permitirá à picape Maverick chegar sem pagar imposto de importação. No entanto, se o modelo chegar apenas na versão topo de linha Lariat, seu preço deverá ficar próximo ao do Bronco Sport, que custa R$ 256 mil. Ou seja, nesse caso a Maverick não terá fôlego contra a Fiat Toro.
Contudo, a nova picape é menor que a média Ford Ranger. Assim, dificilmente poderá custar muito mais do que o modelo que vem da Argentina. Se vier apenas com o motor 2.0 turbo Ecoboost de 240 cv e 38 mkgf de torque, e câmbio automático de oito marchas, a Maverick corre o risco de se tornar um modelo de nicho, de menor volume.
Segmento terá GM, Hyundai e Volkswagen
O mercado de picapes médias-compactas é um dos mais agitados no momento na indústria. Tanto que a Ford vai começar a vender a Maverick no mesmo mês em que a Hyundai dará início às entregas da recém-lançada Santa Cruz. A picape da marca sul-coreana usa a base da nova geração do SUV Tucson e tem a mesmíssima proposta do modelo do oval azul.
Além desses dois modelos, General Motors e Volkswagen correm para lançar suas picapes intermediárias. A Chevrolet já faz ajustes na fábrica de São Caetano do Sul para produzir a nova geração da Montana sobre o chassi do SUV Tracker. Já a marca alemã deve fazer a picape Tarok sobre a plataforma MQB do SUV Taos na Argentina. Ambas vão estrear em 2022.