A “Temporada 2021” do mercado brasileiro de carros anda revelando números um tanto inesperados até o início deste ano. Com amplo domínio nas vendas desde 2015 com o incansável Chevrolet Onix, poucos apostariam que a General Motors perderia a liderança de mercado. Entretanto, veio a crise dos microchips, e a GM precisou parar. E a Ford? Bem, a marca do oval azul acaba de ser ultrapassada pela Caoa Chery.
Os resultados já são um reflexo da decisão da Ford, que, em janeiro, fechou fábricas e encerrou a produção de carros, motores e transmissões no país. A marca tirou de linha sua dupla de volume, ou seja, a linha Ka e o SUV Ecosport. E vem despencando desde então no ranking. Em maio, aparece atrás da fabricante sino-brasileira, que pode superá-la também no acumulado. Os dados são da Fenabrave, a federação dos concessionários.
Se ainda falta superar a Ford no acumulado do ano, a Caoa Chery já aparece à frente de Citroën, Peugeot e Mitsubishi, três outras marcas tradicionais no mercado. Assim, considerando o total de emplacamentos, a montadora sino-brasileira começa a abrir boa vantagem em relação à dupla francesa da antiga PSA, que agora forma o grupo Stellantis.
Será que o novo SUV do Citroën C3 vai dar conta?
Caoa Chery tem só 3 anos de mercado
Enquanto a Ford deixou de fabricar no país após mais de um século de presença, a Caoa Chery tem apenas 3 anos e meio de mercado. A marca nasceu no fim de 2017, quando o grupo Caoa, então, comprou 50% das ações da Chery do Brasil, que estava à beira da falência. O negócio envolveu a fábrica de Jacareí, no interior paulista, bem como a unidade do grupo brasileiro em Anápolis, Goiás, já usada para produzir SUVs da Hyundai.
Desde então, a Caoa Chery estrategicamente lançou uma gama de SUVs, começando pelo Tiggo 2, e depois trazendo os médios Tiggo 5X e Tiggo 7. Por fim, a empresa trouxe o SUV maior Tiggo 8, e o luxuoso Tiggo 8 Plus. E tem mais: a Caoa Chery acaba de lançar o Tiggo 3X (foto), que vem ocupar a faixa dos R$ 100 mil com o novo design dos modelos da marca. E no fim do ano, a Caoa pretende lançar a marca de luxo Exeed.
Ou seja, não será fácil para a Stellantis reerguer Citroën e Peugeot. Assim como para a Mitsubishi, que é representada pela HPE Automotores no Brasil e já teve dias bem melhores.
Ranking | Vendas em maio
- 1º) Fiat — 40.489 (23,08%)
- 2º) Volkswagen — 28.960 (16,51%)
- 3º) General Motors — 17.291 (9,86%)
- 4º) Hyundai — 16.847 (9,60%)
- 5º) Toyota — 15.531 (8,85%)
- 6º) Jeep — 13.510 (7,70%)
- 7º) Renault — 12.299 (7,01%)
- 8º) Honda — 7.060 (4,02%)
- 9º) Nissan — 5.108 (2,91%)
- 10º) Caoa Chery — 3.186 (1,82%)
- 11º) Ford — 3.045 (1,74%)
- 12º) Peugeot — 2.528 (1,44%)
- 13º) Citroën — 1.906 (1,09%)
- 14º) Mitsubishi — 1.893 (1,08%)
- 15º) BMW — 1.262 (0,72%)
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Inscreva-seDança dos microchips
No topo do ranking de 2021, a Fiat parece rumar para uma liderança tranquila de mercado. Após amargar por anos a segunda e terceira colocações, a marca italiana, assim, avança mês após mês, e vê a GM praticamente sair da disputa. Importante lembrar que a montadora norte-americana está com suas fábricas paradas no país desde março, por falta de semicondutores, os chamados microchips.
A Volkswagen também enfrenta a escassez do componente e anunciou que vai interromper a produção de carros no país. Assim, a liderança da Fiat deverá ficar ainda mais sossegada. No meio da tabela, a disputa anda acirrada entre Toyota, Jeep e Renault. A japonesa ganhou o reforço do SUV Corolla Cross, enquanto a Jeep lidera as vendas de SUVs com Renegade e Compass. Já a francesa prepara a renovação da sua gama nacional.
Ranking | Vendas acumuladas até maio
- 1º) Fiat — 179.315 (21,42%)
- 2º) Volkswagen — 142.597 (17,03%)
- 3º) General Motors — 112.973 (13,50%)
- 4º) Hyundai — 78.667 (9,40%)
- 5º) Toyota — 62.094 (7,42%)
- 6º) Jeep — 59.650 (7,13%)
- 7º) Renault — 56.571 (6,76%)
- 8º) Honda — 33.697 (4,03%)
- 9º) Nissan — 27.735 (3,31%)
- 10º) Ford — 22.772 (2,72%)
- 11º) Caoa Chery — 12.138 (1,45%)
- 12º) Peugeot — 8.913 (1,06%)
- 13º) Mitsubishi — 7.776 (0,93%)
- 14º) Citroën — 6.588 (0,79%)
- 15º) BMW — 5.155 (0,62%)