Depois da renovação do Compass, o grande lançamento da Jeep para 2021 será o Commander. Mesmo com atrasos relativos à pandemia, o novo SUV de 7 lugares chegará até o final deste ano. Por enquanto, ele é clicado em testes no Brasil e na América do Sul. O último flagra, inclusive, mostra o jipão com as mesmas lanternas reestilizadas do irmão.
Entretanto, isso não significa que os dois SUVs terão a mesma traseira. Na verdade, os flagras feitos pelo leitor do Autoblog Argentina, Gaspar R, na região de Córdoba, mostram uma mula de testes com peças emprestadas do novo Compass. Tal como a Jeep já mostrou nos teasers, o Commander será um produto diferente do Compass no visual.
Mais comprido
Sem as camuflagens pesadas, as mulas de testes do Commander mostram, portanto, um pouco mais das formas do novo SUV da Jeep. É possível ver claramente nas laterais que há uma terceira janela na parte trás. A traseira mais quadrada foi a solução para ampliar o espaço necessário na cabine para instalar a terceira fileira de bancos.
Para despistar paparazzis de plantão, a Jeep colocou apliques na dianteira. Em especial, na grade e na moldura das luzes de neblina. Assim, a foto mostra o conjunto ótico novamente parecido com o do Compass, com filetes de LEDs acima dos faróis principais.
Da mesma forma, as luzes de neblina estão envoltas por camuflagem e parecem conectadas à fenda que fica no centro do para-choques, logo acima da placa. Ou seja, parece ser o mesmo para-choques do SUV médio, o que sugere que as unidades fotografadas na Argentina ainda não usam peças da versão final do Commander.
Interior do irmão menor
Se vai ter estilo próprio na parte externa, na cabine o Commander deverá herdar várias peças de seu irmão menor. Porém, o interior do SUV de sete lugares promete ser ainda mais sofisticado. Assim, certamente terá central multimídia com internet (Adventure Intelligence), além do quadro de instrumentos em tela colorida full HD de 10 polegadas.
De acordo com a Jeep, ele será o carro nacional mais tecnológico de sua gama. Então, podemos esperar recursos avançados de assistência ao motorista e de segurança ativa e semiautônoma.
E quanto ao motor?
Escondido sob o capô está o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv de potência e 35,7 mkgf de torque. Ele trabalhará com a transmissão automática de 9 velocidades, bem como vai oferecer ajustes para condução off-road. Essa motorização terá um tanque auxiliar com o reagente Arla 32 para reduzir as emissões de óxidos de nitrogênio.
Além disso, algumas versões podem ter o novo motor 1.3 turbo T270 com 183 cv de potência e 27,5 mkgf de torque. O jipão será feito em Goiana (PE) deve chegar ao mercado no último trimestre do ano para disputar vendas com o Tiggo 8, Tiguan Allspace e até a Toyota SW4.