Revelado em julho de 2020 na Tailândia, o Toyota Corolla Cross tem apenas um ano de mercado, mas já é um fenômeno de vendas. No Brasil, o SUV médio estreou em março de 2021 e, desde então, cresce mês a mês. No primeiro semestre de 2021, foi o carro híbrido mais vendido do País, mesmo com pouco tempo de concessionária e em meio à pandemia.
Por isso, nada mais justo que o Corolla Cross entre para a lista de indicados ao prêmio “World Car of the Year 2022” – o tradicional Carro Mundial do Ano. Dos candidatos ao prêmio, o utilitário da marca japonesa é o único à venda no Brasil. Entretanto, na premiação, ele vai concorrer diretamente com outros 15 nomes de peso.
Entre os novatos que disputarão o título, estão as novas gerações do Jeep Grand Cherokee, do Honda Civic e do Hyundai Tucson, bem como Citroen C5 X e BMW i4, que são inéditos, tal como o Corolla Cross. A lista completa pode ser vista aqui.
No entanto, segundo o site do “World Car Awards”, a lista só vai se tornar definitiva no dia 1º de dezembro. Isso porque ela é atualizada com base nas informações disponíveis no momento e, por exigir determinados requisitos, pode ser alterada até a data final.
Categorias da premiação
Além do prêmio principal, no qual o Corolla Cross está na disputa, existem outras categorias. Uma delas, por exemplo, é a “Carro de Luxo do Ano”, em que concorrem modelos como Audi e-tron GT, BMW iX e iX3, Genesis GV70, Toyota Land Cruiser e Volvo XC40 Recharge. Ainda, há a categoria “Esportivo do ano”, que tem como candidatos Audi RS3, BMW M3 e M4, Hyundai Elantra e Kona. Outras categorias que fazem parte da premiação são “Carro Urbano”, “Design”, “Performance” e “Elétrico”.
A participação do Corolla Cross
O Corolla Cross é atualmente um dos destaques do segmento dos SUVs médios no Brasil. Além de liderar a categoria dos veículos eletrificados com suas versões híbridas, o modelo vem batendo de frente com o seu maior oponente: o Jeep Compass.
De acordo com a Fenabrave, neste mês de agosto, o SUV já soma praticamente 4 mil emplacamentos e segue na cola do Compass, que no momento tem um pouco mais de 5 mil. Ou seja, é um embate acirrado entre os dois modelos.
Da mesma forma, com mais de 15 mil unidades emplacadas desde o lançamento, o Corolla Cross já supera o seu irmão sedã, que historicamente é o carro mais emplacado da Toyota. Assim, o SUV chega como um dos nomes favoritos ao prêmio.
Edição especial comemorativa
Para crescer ainda mais, a Toyota lançou neste mês a edição limitada Special Edition do Corolla Cross em seu catálogo. O modelo se baseia na versão topo de linha XRX Hybrid e chega com valores a partir de R$192.690. Essa nova opção vem deixar o SUV mais sofisticado na disputa com os rivais com versões equivalentes: o Jeep Compass e o Volkswagen Taos.
Nesse sentido, até o momento, os dois concorrentes entregaram mais conteúdos e tecnologias, além de acabamentos mais caprichados. Assim, um dos destaques do Special Edition do Corolla Cross são os equipamentos e acessórios, como o carregador por indução (wireless charger) para celular, estribos laterais, soleiras nas portas e bandeja do porta-malas.
Modelo completo?
Com uma lista relativamente extensa, a marca promete maior conforto, conveniência e segurança na Special Edition. Por exemplo, a edição especial conta com o pacote completo Toyota Safety Sense (TSS). Ele auxilia o motorista em uma condução mais segura, contando com radar de ondas milimétricas e uma câmera monocular.
A edição especial do SUV é equipada com um conjunto híbrido flex, com um motor 1.8 de 98 cv (gasolina) e 101 cv (etanol), além de dois propulsores elétricos de 72 cv. Combinados, chegam à potência de 123 cv. Além disso, a versão conta com câmbio CVT.
Dentre as demais novidades da lista, está o ar-condicionado digital Dual Zone, banco do motorista com regulagem elétrica, teto solar elétrico, direção elétrica, sensores de estacionamento, alerta de tráfego e piloto automático. Vale mencionar que, diferentemente das versões mais baratas, a Special Edition tem interior coberto com couro. Ou seja, traz mais elegância e riqueza de detalhes a bordo.
Em termos tecnológicos, vem com tela TFT de 4,2″ de alta resolução no painel de instrumentos, e multimídia com tela de 8 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
Sucesso e expectativa
Agora, com o lançamento do Special Edition, a Toyota quer vender ainda mais o seu SUV. Segundo a montadora, a série está prevista para ser vendida até dezembro de 2021, ou enquanto durar os estoques, mas não informou a quantidade disponível. No lançamento, cerca de 1.200 unidades foram vendidas do mesmo modelo.