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Cemitério de carros no deserto da Califórnia tem 15 clássicos da Porsche; veja as fotos
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Cemitério de carros no deserto da Califórnia tem 15 clássicos da Porsche; veja as fotos

Diferentes versões do Porsche 928 estão largadas em um terreno após dono deixar os esportivos lá e nunca mais voltar para buscá-los

Redação, Com Bruno de Castro, especial para o Jornal do Carro

10 de out, 2021 · 3 minutos de leitura.

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Cemitério Porsche
Vários esportivos da Porsche estão abandonados em terreno no meio do deserto da Califórnia (EUA)
Crédito:Steve Rhodes

Sob o clima seco do deserto da Califórnia (EUA), nada menos que 15 exemplares do Porsche 928 foram encontrados às ruínas. O proprietário dos clássicos, que hoje custam muito dinheiro, parece ter perdido o interesse em vendê-los ou mesmo em restaurá-los. É o que conta Steve Rhodes, o responsável pela descoberta, por meio de publicação em uma rede social.

Rhodes conta que estava em busca de um local para gravar um programa de televisão, quando, então, encontrou os clássicos da Porsche abandonados e dormindo ao ar livre. Os vários 928 redescobertos vão desde os primeiros modelos entregues pela fábrica de Stuttgart, com motor V8 de 4.5 litros, até os últimos de 5.0 litros.

Cemitério Porsche
Steve Rhodes

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Segundo o relato de Rhodes, o dono dos modelos da Porsche é amigo do proprietário do terreno onde as relíquias estão abandonadas. Ele teria pedido para guardar seus veículos no local, mas nunca mais voltou.

Cemitério Porsche
Steve Rhodes

Um sucessor do 911

O Porsche 928, a princípio, foi feito para substituir o icônico 911. Entretanto, o modelo não obteve o mesmo sucesso. Com motor dianteiro e refrigeração a água, o esportivo surgiu com 240 cv de potência em sua primeira versão, mas chegou aos 350 cv na variante mais potente. O 928 foi feito pela marca alemã entre 1978 a 1995.




Rhodes afirma que, apesar do abandono, o terreno onde se encontram os esportivos da Porsche, na cidade de Moorpark, tem monitoramento por câmeras, bem como um grande portão na entrada. Ou seja, tem acesso restrito, para afastar curiosos e entusiastas do clássico – ou mesmo criminosos interessados em ficar com alguma das unidades.

Cemitério Porsche
Steve Rhodes

Apesar do longo tempo de exposição ao clima seco da região, a carroceria de aço galvanizado e os painéis de alumínio não têm sinais de corrosão. Por outro lado, a parte elétrica, um dos pontos fracos do Porsche 928, pode trazer problemas aos próximos proprietários. Isso se o dono um dia regressar ao local para buscar as joias da marca alemã.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.