A Honda parece ter ouvido os anseios dos fãs, e acaba de apresentar a nova geração do Civic Si. Desta vez, o icônico modelo abandona a carroceria cupê e volta a ter quatro portas e formas de sedã esportivo – tal como era o Si nacional, feito sobre a oitava geração do sedã na fábrica de Sumaré (SP), entre os anos de 2007 e 2011.
A marca japonesa confirmou vai manter o modelo fiel às raízes e, portanto, venderá o novo Civic Si somente com câmbio manual de seis marchas. Nada mal, não? E tem mais. Segundo a Honda, este novo Civic Si é o mais divertido de dirigir de todos os tempos, tem as melhores respostas ao volante e, a despeito da proposta purista, é o mais tecnológico.
Motor 1.5 turbo que “gira alto”
Quem se lembra do Civic Si nacional sabe que os tempos eram outros. Naquela época, o modelo vinha de fábrica com um motor 2.0 aspirado de 192 cv a 7.800 rpm e 19,2 kgfm a 6.100 rpm, e câmbio manual de seis marchas. Entretanto, atualmente, não se faz carros dessa categoria sem turbo. Por isso, a nova geração mantém o 1.5 turbinado a gasolina.
Contudo, a japonesa garante que motor gira alto. A potência máxima é entregue entre 6.000 rpm e 6.500 rpm. Segundo a Honda, o 1.5 turbo gera 202 cv – um pouco menos que os 208 cv anteriores – e tem mesmo torque de 26,5 mkgf. A diferença é que o torque, agora, atinge o pico a 1.800 rpm, ou seja, 300 rpm mais cedo que no cupê vendido até o início deste ano.
Além dos ajustes mecânicos, o novo Civic Si recebeu alterações no chassi e suspensões. Segundo a Honda, a nova plataforma deixou o esportivo com a carroceria até 13% mais rígida. Já o conjunto de molas e amortecedores está 8% mais rígido no eixo dianteiro, e até 54% mais firme no eixo traseiro em relação ao novo Civic sedã tradicional.
Por fim, a versão Si ganhou buchas dianteiras e traseiras do novo Type R, bem como braços reforçados na suspensão, bitolas 1,2 cm maiores e barras estabilizadoras de maior espessura, tudo para melhorar o equilíbrio em curvas. Outra mudança importante é o novo volante, que é 26% mais leve que o anterior. A tração continua a ser dianteira, mas com diferencial de deslizamento limitado para também aprimorar a dinâmica.
Cabine elegante e clássica
Naturalmente, a engenharia do novo Civic Si é o destaque. Afinal, são várias modificações – os freios, por exemplo, também foram alterados e são maiores, e a versão sai de fábrica com rodas de liga leve de 18 polegadas calçadas com pneus de perfil baixo (235/40). Mas nesta nova geração, o esportivo também vai agradar entusiastas por dentro.
Além das quatro portas e do espaço interno maior (o entre-eixos cresceu), o novo Civic Si mantém um elo com o passado, e traz, por exemplo, bancos dianteiros tipo concha com apoios de cabeça integrados e forração de tecido com detalhes vermelhos. Já o painel tem molduras metálicas e black piano, conferindo elegância e capricho a bordo.
Um dos destaques no painel é a tela multimídia flutuante de 9 polegadas com conexão sem fio com os sistemas Android Auto e Apple Carplay. O esportivo também traz o pacote Sensing com recursos de assistência à direção, como frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa.
Retorno ao Brasil
Depois de 24 anos em produção no Brasil (desde 1997) e uma trajetória de sucesso, o Civic deixará de ser feito no País em novembro. A dura decisão da Honda veio (de forma racional) após a leitura do mercado. O sedã médio já não consegue mais disputar vendas com os novos SUVs, sobretudo os de porte médio, como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos.
Por isso, a marca japonesa vai tirar o Civic de linha, mas o modelo voltará importado já em 2022. Dessa forma, é esperado que o novo Civic de 11ª geração venha com preços maiores e posicionamento aciona do modelo atual. E essa mudança deverá trazer o Civic Si de volta ao País, como um sedã esportivo para concorrer com o novo VW Jetta GLI.