Recentemente, o Jornal do Carro fez um levantamento dos carros mais caros à venda no Brasil. O primeiro da lista era, então, o G63 Brabus 900 Rocket Editon, versão preparada pela Brabus e vendida pela importadora Strasse por R$ 9,5 milhões. Porém, um novo modelo chegou ao mercado e desbancou o jipão no ranking. Estamos falando do McLaren Speedtail, que está disponível por nada menos que R$ 40,5 milhões.
O hiperesportivo híbrido chega por aqui via importação independente pela Direct Imports, revendedora premium com sede em São Paulo. O Speedtail é basicamente uma homenagem ao épico McLaren F1, primeiro carro de corrida da marca. O superesportivo tem só 106 unidades circulando no mundo. Ou seja, é hiper exclusivo. Assim, quem comprá-lo terá um carro único em mãos, na proporção da cifra.
Influência da Fórmula 1
No Speedtail, uma das inspirações nos carros de corrida é o banco do motorista, que fica em uma posição central dentro do esportivo. Dessa forma, passa a sensação um carro de corrida ao motorista. No entanto, também há mais dois lugares disponíveis para passageiros. Já o câmbio e o botão de ligar, surpreendentemente, ficam localizados no teto.
De acordo com a marca, o esportivo é o carro com melhor aerodinâmica de todos os tempos e o mais rápido dos McLaren. Isso por conta do formato de ”gota”, que auxilia no desempenho. Além disso, o carro pesa só 1.440 kg, fruto da estrutura feita com fibra de carbono.
Já as rodas possuem 20 polegadas e as caixas de rodas contam com túneis de ar que ajudam a dar equilíbrio e a reduzir turbulências.
Esportivo ultrapassa 400 km/h
Sob o capô, o Speedtail possui um motor V8 4.0 biturbo que funciona em conjunto com um motor elétrico. Por isso, ele oferece 1.050 cv de potência e impressionantes 117,3 kgfm de torque. Segundo dados da McLaren, ele acelera de zero a 300 km/h em apenas 12,8 segundos, e atinge velocidade máxima de impressionantes 403 km/h.
Para comparação, o jipão de luxo 4×4 da Brabus, que ocupava o lugar de mais caro à venda no Brasil, não faz por menos. Tem 900 cv de potência e 127,5 kgfm de torque. O motor é um V8 4.5 biturbo e alcança 100 km/h em 3,7 segundos, com máxima de 280 km/h.