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McLaren Speedtail está à venda no Brasil por mais de R$ 40 milhões
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McLaren Speedtail está à venda no Brasil por mais de R$ 40 milhões

Hiperesportivo da McLaren chegou ao Brasil através de importação independente e custa mais de R$ 40 milhões; modelo oferece mais de 1.000 cv

Jady Peroni, Especial para o Jornal do Carro

29 de out, 2021 · 4 minutos de leitura.

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McLaren Speedtail
Speedtail foi feito com inspiração no McLaren F1 , primeiro modelo esportivo da marca
Crédito:Divulgação/McLaren

Recentemente, o Jornal do Carro fez um levantamento dos carros mais caros à venda no Brasil. O primeiro da lista era, então, o G63 Brabus 900 Rocket Editon, versão preparada pela Brabus e vendida pela importadora Strasse por R$ 9,5 milhões. Porém, um novo modelo chegou ao mercado e desbancou o jipão no ranking. Estamos falando do McLaren Speedtail, que está disponível por nada menos que R$ 40,5 milhões.

O hiperesportivo híbrido chega por aqui via importação independente pela Direct Imports, revendedora premium com sede em São Paulo. O Speedtail é basicamente uma homenagem ao épico McLaren F1, primeiro carro de corrida da marca. O superesportivo tem só 106 unidades circulando no mundo. Ou seja, é hiper exclusivo. Assim, quem comprá-lo terá um carro único em mãos, na proporção da cifra.

McLaren Speedtail
Divulgação/McLaren

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Influência da Fórmula 1

No Speedtail, uma das inspirações nos carros de corrida é o banco do motorista, que fica em uma posição central dentro do esportivo. Dessa forma, passa a sensação um carro de corrida ao motorista. No entanto, também há mais dois lugares disponíveis para passageiros. Já o câmbio e o botão de ligar, surpreendentemente, ficam localizados no teto.



De acordo com a marca, o esportivo é o carro com melhor aerodinâmica de todos os tempos e o mais rápido dos McLaren. Isso por conta do formato de ”gota”, que auxilia no desempenho. Além disso, o carro pesa só 1.440 kg, fruto da estrutura feita com fibra de carbono.

Já as rodas possuem 20 polegadas e as caixas de rodas contam com túneis de ar que ajudam a dar equilíbrio e a reduzir turbulências.


McLaren Speedtail
Divulgação/McLaren

Esportivo ultrapassa 400 km/h

Sob o capô, o Speedtail possui um motor V8 4.0 biturbo que funciona em conjunto com um motor elétrico. Por isso, ele oferece 1.050 cv de potência e impressionantes 117,3 kgfm de torque. Segundo dados da McLaren, ele acelera de zero a 300 km/h em apenas 12,8 segundos, e atinge velocidade máxima de impressionantes 403 km/h.

McLaren Speedtail
Divulgação/McLaren

Para comparação, o jipão de luxo 4×4 da Brabus, que ocupava o lugar de mais caro à venda no Brasil, não faz por menos. Tem 900 cv de potência e 127,5 kgfm de torque. O motor é um V8 4.5 biturbo e alcança 100 km/h em 3,7 segundos, com máxima de 280 km/h.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.