Parece que 2022 será bem agitado para o segmento de picapes no Brasil. Depois de um ano repleto de reviravoltas e dificuldades por conta da escassez de semicondutores, o mercado automotivo espera retornar com força e as marcas vão apostar, e muito, nas picapes. Então, quem é fã desse tipo de carroceria pode se preparar, pois vários lançamentos estão previstos, principalmente, para destronar a Fiat Toro.
Uma delas é a Hyundai Santa Cruz, recém-lançada nos Estados Unidos. Contudo, já avisamos: embora as expectativas sejam altas, podemos esperar modelos com valores salgados. Ainda mais quando se trata de picapes grandes, como é o caso da Chevrolet Silverado. Também teremos modelos inéditos até de marca estreante. É o caso da Great Wall, que vai começar a vender seus veículos no ano que vem, dentre eles, a picape Poer.
Abaixo, o Jornal do Carro lista as picapes que virão em 2022. Confira!
Ford Maverick
Desde outubro, a Ford Maverick é uma das maiores promessas do mercado para 2022. Com a difícil missão de incomodar a Fiat Toro, a picape inédita virá importada do México no primeiro trimestre de 2022 com mecânica forte. A configuração Lariat FX4, escolhida para o Brasil, terá motor 2.0 turbo a gasolina de 253 cv e câmbio automático de 8 marchas, bem como tração integral. Trata-se do mesmo conjunto do SUV Bronco Sport.
Além do bom desempenho, a Maverick promete se destacar também pelo conteúdo. Entre as principais novidades, tem, por exemplo, alerta de colisão com frenagem automática, câmera de ré, faróis Full LEDs e rodas de liga leve de 17 ou 18 polegadas. Além disso, virá com display HD para o quadro de instrumentos, multimídia de 8” com Android Auto e Apple Carplay, ar-condicionado de duas zonas e teto solar elétrico.
Importante dizer que, apesar da expectativa, a marca ainda não informou os preços da nova picape, mas o modelo não deve sair por menos de R$ 200 mil. Por isso, vai concorrer de cara com as versões de topo da Toro. Para comparação, a Ranger Black custa R$ 210.290.
Chevrolet Silverado
A volta da picape Silverado, com certeza, foi uma grande surpresa para os fãs da General Motors – e de picapes – no Brasil. O modelo, que está na sua quarta geração, pode chegar ao mercado nacional em 2022 com o mesmo motor 6.2 do Camaro na versão ZR2. Em números, são 420 cv de potência e 63,6 mkgf de torque. Na manga, ainda há a possibilidade do novo motor Duramax 3.0 turbodiesel de 6 cilindros e 277 cv. Ambos se combinam ao câmbio automático de 10 marchas.
A grandalhona da Chevrolet será fabricada no México a partir do ano que vem e poderá chegar aqui já no fim do ano de 2022. No momento, é difícil prever valores, mas é esperado que o livre comércio com o México ajude nesse sentido, principalmente em relação à arquirrival RAM 1500, que vem dos EUA. No Brasil, o modelo da Stellantis tem tabela de R$ 430 mil.
Hyundai Santa Cruz
Outra que está muito a fim de destronar a Fiat Toro é a Hyundai Santa Cruz. O modelo compartilha a plataforma e o visual dianteiro com a nova geração do SUV Tucson. Mas, um de seus pontos fortes é a lista de equipamentos. Isso porque a picape vem com uma central multimídia de 10” e conectividade com Apple CarPlay e Android Auto. No mais, tem o Hyundai SmartSense (condução semiautônoma) no pacote.
Os preços continuam indefinidos, mas a Hyundai Santa Cruz tem quatro versões de acabamento e duas motorizações, sempre a gasolina, além de opção com tração integral HTRAC. Sendo assim, um dos motores é o 2.5 GDI, com injeção direta, que gera até 192 cv de potência e 24,8 mkgf de torque máximo. O outro é a versão turbo 2.5 T-GDI que surpreende ao entregar até 278 cv e 42,7 mkgf.
A picape média-compacta tem dimensões bem próximas às da Fiat Toro e da Ford Maverick. Assim, é muito interessante para o Brasil, onde a categoria é dominada por apenas um modelo. Por isso, embora ainda não esteja confirmada, a picape da Hyundai pode desembarcar por aqui no primeiro semestre de 2022, importada pela Hyundai-Caoa. A Santa Cruz pode até ganhar produção com o novo Tucson em Anápolis (GO).
Chevrolet Montana
Uma picape muito aguardada para 2022 é a nova geração da Montana. O modelo já tem protótipos em testes no País, mas ainda não se sabe se ela chegará em 2022 ou 2023. Em outubro, surgiram os primeiros flagras nas ruas da Coreia do Sul. O que se sabe até agora é que a picape será construída sobre a base global GEM, usada pelo SUV compacto Tracker e pelos hatches Onix e Onix Plus.
Dessa forma, espera-se que a Nova Montana use o motor 1.2 turbo de 133 cv e 21,4 mkgf de torque do SUV Tracker, com opções de câmbio manual ou automático de seis marchas. Além disso, fala-se em um possível novo motor 1.3 turbo de três-cilindros com injeção direta e capaz de gerar até 163 cv. Entretanto, por ora, são apenas possibilidades.
Nissan Frontier
Apesar da pandemia ter atrasado os planos da Nissan com a nova Frontier, a atualização da picape média está prevista para chegar ao Brasil no segundo trimestre de 2022, importada da Argentina. Trata-se de mais uma reestilização do modelo atual, porém, desta vez, com maiores mudanças no visual, sobretudo grade, faróis e lanternas.
O interior da Frontier também será renovado, com um painel mais moderno e uma tela multimídia maior. Mas, apesar das novidades, o conjunto mecânico da Nissan Frontier será o mesmo. Ou seja, o câmbio automático de sete velocidades e o motor 2.3 biturbo a diesel. Este fornece 190 cv de potência e um torque robusto de 45,6 mkgf desde 1.500 rpm.
Renault Oroch
A Renault trabalha atualmente na renovação da picape Oroch, que não trocou de geração junto com o Duster em 2020. Dessa forma, a picape feito em São José dos Pinhais, no Paraná, deverá ganhar um novo design, bem como carroceria aprimorada e uma mecânica capaz de competir com as picapes concorrentes que estão a caminho. Assim, a Oroch poderá ganhar o novo motor 1.3 turbo flexível que estreou esse ano no SUV Captur. A nova Renault Oroch tem lançamento previsto para o início de 2022.
Great Wall Poer
Após comprar a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), a Great Wall se prepara para ingressar no mercado brasileiro em 2022. E um dos focos da montadora é a picape Poer, que será importada de início, mas é uma candidata para ganhar produção nacional a partir de 2023.
O modelo tem porte médio, com 5,41 m de comprimento, 1,93 de largura e 1,88 m de altura. O entre-eixos mede 3,23 metros. Sendo assim, virá para cá para concorrer diretamente com Toyota Hilux e Chevrolet S10.
Conforme apurado pelo Jornal do Carro, o site chinês da Great Wall mostra a picape média com duas opções de motor 2.0 turbo: gasolina e diesel. O primeiro propulsor tem sistema de injeção direta e gera 190 cv. São 36,6 mkgf de torque. Já o turbodiesel entrega 162 cv e 40,6 mkgf. Tem, ainda, tração 4×4 e câmbio manual de seis marchas ou automático de oito velocidades da alemã ZF – como, por exemplo, a VW Amarok.
Peugeot Landtrek
Já faz um tempo que a Peugeot vem dando sinais de que vai mudar sua gama de veículos no Brasil. Entre os planos, a marca quer entrar de vez no segmento das picapes. Para isso, tem a Landtrek, uma rival para Hilux, S10 e até a GW Poer. A questão é que a Peugeot ainda não “bateu o martelo” quanto à importação da sua picape média.
Caso decida por trazer a Landtrek, a probabilidade é de que a picape venha com motor 2.0 turbodiesel de 180 cv casado com um câmbio automático de seis marchas. Já a tração será 4×2 (traseira) com opção de 4×4 reduzida.