Apenas quatro meses após estrear no mercado brasileiro, o sedã médio Arrizo 6 Pro acaba de ganhar uma novidade. A Caoa Chery resolveu instalar no modelo o seletor de câmbio tipo joystick, com opção de trocas manuais, o mesmo que integra os SUVs Tiggo 7 Pro e Tiggo 8. A alavanca é curtinha e passou a ter acionamento eletrônico, que dispensa componentes mecânicos. A peça, inclusive, lembra o câmbio de modelos de luxo, como os da Volvo.
A caixa CVT, que passa a fazer parte do ano-modelo 2022/2022, continua com simulação de 9 marchas. No entanto, de acordo com a montadora, casa melhor com o motor 1.5 turbo flex, que gera 150 cv de potência a 5.500 rpm. O torque máximo é de 21,4 mkgf a breves 1.750 giros, exatamente o mesmo do seu concorrente Corolla, com motor 2.0 flex.
Com a mudança, o console do Arrizo 6 Pro acabou passando por algumas transformações. É o caso, por exemplo, do porta-copos e dos botões de acesso, que foram reposicionados.
Além da nova alavanca de câmbio, o sedã, feito em Jacareí (SP), também ganhou a função de abertura e fechamento das portas por aproximação de chave. Tecnologia já presente nos modelos Tiggo 3x, Tiggo 7 Pro e Tiggo 8. O modelo agora passa a custar R$144.990, segundo o site oficial da marca.
Detalhes
O Arrizo 6 Pro é, naturalmente, bem parecido com a versão anterior GSX, mas traz uma série de novidades. No visual, o sedã se destaca pela grade dianteira com ”formato flutuante”. Ainda na frente, os faróis têm o mesmo contorno, porém, o conjunto tem iluminação full LED. Nas laterais, além da curvatura do teto em estilo “fastback”, que dá ao sedã um ar de cupê, as rodas de 17 polegadas têm novo desenho.
A traseira, todavia, trouxe várias mudanças. O destaque são as lanternas, completamente redesenhadas e também iluminadas por LEDs. O conjunto óptico descarta a barra cromada do GSX. Além disso, a tampa do porta-malas (de 570 litros, o maior da categoria) agora abriga a placa de identificação do veículo, que antes ficava no para-choques.
O sedã feito no interior paulista conta ainda com os modos de condução Eco e Sport. Como sugerem as denominações, servem para deixar a condução mais econômica ou dinâmica. O Jornal do Carro, inclusive, já testou o modelo por aqui, confira.
Lista de equipamentos
Ao mesmo tempo em que a lista de equipamentos fica devendo alguns itens, tem muitos acertos. A começar pelo acabamento, que tem até material que imita couro nos bancos, portas e painel. E é ali que está a cereja do bolo. Porque tanto a tela da central multimídia quanto o display do quadro de instrumentos são digitais e com 10,25 polegadas cada um, com conexão com Android Auto e Apple CarPlay.
Há ainda um sistema de câmera 360 graus, que podem ser habilitadas/desabilitadas e mostram todo o entorno do sedã. No mais, o Arrizo 6 Pro tem monitor de ponto cego, freio de estacionamento por botão e regulagem elétrica de altura para o banco do motorista. Isso tudo de série.
As medidas continuam iguais às da versão GSX. São, portanto, 4,68 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,49 m de altura e 2,65 m de distância entre-eixos. Com isso, o sedã se torna um bom concorrente no segmento.