De uma só vez, a Honda renova dois segmentos com a chegada das novas NC 750X e CB 1000R. As motos estreiam com preços a partir de R$ 49.700 e R$ 69.000, respectivamente. Esta última, que ganhou visual novo, além de conectividade e motor reprogramado, terá, ainda, a configuração Black Edition, que tem tabela de R$ 76.750.
A princípio, a Honda NC 750X é a principal das novidades. Em nova geração, o modelo chega em março e vai contar, inclusive, com opção de câmbio DCT (dupla embreagem). Entretanto, as entregas começam em abril, quando os preços serão divulgados.
Nela, as melhorias visuais consistem em novo conjunto ótico dianteiro e rabeta reestilizada com nova lanterna e indicadores de direção. O compartimento entre o guidão e banco ficou mais espaçoso e a distância em relação ao solo foi reduzida em 30 milímetros. Houve reprojeto do para-brisa, para mais proteção. O painel LCD é novo.
Modos de condução e outras novidades
Chuva, Normal e Sport são modos que têm por função mudar entrega de potência e freio motor. Na configuração DCT, as trocas também são influenciadas. Em síntese, o controle de tração da novata tem três níveis de atuação. Há freios ABS.
Para fechar a lista de novidades, a NC 750X está 6 kg mais leve. Dentre as mudanças mecânicas proporcionadas pela engenharia da marca japonesa, o modelo tem alterações nos comandos de válvulas e melhoria na admissão e no escape. Isso, por sua vez, rendeu elevação do regime de rotação máxima do motor em 500 rpm.
De acordo com a Honda, o propulsor bicilíndrico está 4 cv mais potente. Assim, pulou de 54,5 cv a para 58,6 cv. E foi de 6.250 rpm para 6.750 rpm. Acelerador eletrônico também faz parte do pacote. Contudo, houve mudanças nas relações das marchas. Na NC 750X, a carga no manete de embreagem diminuiu em 20%, graças a aperfeiçoamentos na embreagem deslizante.
Em relação à conectividade, a NC 750X tem Bluetooth e assistente de voz Honda Smartphone Voice Control System (HSVCS). Dá para conectar o smartphone à moto.
Como acessórios, a Honda disponibiliza o Urban Pack. Nele: protetor tubular de carenagem, suporte traseiro, top box de 38 litros, cavalete central e porta USB no compartimento de carga. Vem nas cores vermelha e azul perolizada. Já a DCT tem paleta com os tons vermelho e branco perolizado.
CB 1000R tem mudanças e versão especial
A CB 1000R Neo Sports Cafe passou por atualização de estilo. De acordo com a Honda, o facelift da naked é composto por novo farol, rodas redesenhadas, molduras do radiador retrabalhadas, subchassi em alumínio prateado e, na traseira, tem suporte de placa menor. O inédito painel TFT colorido é de 5 polegadas. Tem, portanto, sistema de conectividade Honda Roadsync com a tecnologia HSVCS.
Mas uma das principais novidades da CB 1000R 2022 é a estreia da versão Black Edition. Nela, como o próprio sobrenome sugere, pintura em tom negro aparece em praticamente todas as superfícies. Como equipamento exclusivo, a configuração especial tem capa no assento do passageiro na cor Preto Graphite. A ideia é transformar-se em monoposto.
Por fim, a CB 1000R Black Edition oferece o quickshifter. Trata-se, portanto, de sistema que dispensa o uso da embreagem. Objetivo: trocas de marcha mais rápidas, contribuindo, assim, para o desempenho.
Motor derivado da CBR 1000RR
Na mecânica, tem motor quatro cilindros em linha, derivado do motor da CBR 1000RR. São – conforme denuncia o nome -, 998 cc e 142,8 cv de potência máxima. De acordo com a Honda, a injeção eletrônica PGM-FI foi reprogramada, com melhor resposta ao acelerador.
Adaptado para o uso na naked, a faixa vermelha do conta-giros começa a 11.500 rpm, com o limitador de rotação entrando em ação às 12.000 rpm. A CB 1000R 2022, que recebeu afinações mecânicas otimizadas, entrega torque de 10,2 mkgf. O escape 4-2-1, com 4 catalisadores de curtas dimensões dentro da câmara principal, além de contribuir para a redução geral do peso, favorece a potência em médias rotações. Acima das 5.500 rpm o ronco do motor ganhou mais intensidade.
No total, a naked tem três modos de pilotagem (Rain, Standard e Sport) disponíveis de série – mais o modo personalizável USER. Para selecionar, basta mover o punho esquerdo e visualizar no painel de instrumentos TFT. O modelo pode vir nas cores vermelho metálico ou prata metálico. A Black Edition, evidentemente, vem na cor preta. Chega em abril.