Nesta semana, a Lotus revelou oficialmente seu mais novo SUV 100% elétrico, o Eletre. Antes conhecido como Type 132, o utilitário é chamado internamente de ”Hiper-SUV”, com 600 cv de potência e uma autonomia que pode chegar aos 600 km. Fruto do investimento da montadora chinesa Geely, o modelo é feito sobre a nova plataforma EPA (Electric Premium Architecture), que fará parte da nova gama elétrica da marca inglesa.
Com 5,10 metros de comprimento e 3,01 m de entre-eixos, o Eletre tem porte bem similar ao do Porsche Cayenne, com quem disputará vendas (menos diretamente) no futuro. De início, ele será feito na China, onde a Lotus já possui um centro de desenvolvimento, e está previsto para chegar ao mercado em 2023. Então, irá desafiar os novos “super SUVs”, como Aston Martin DBX, Lamborghini Urus e o Ferrari Purosangue.
Por ora, o foco principal do modelo é a Europa e o mercado asiático. No Reino Unido, o preço sugerido será de £ 100 mil. Ou seja, cerca de R$ 625 mil na cotação atual (sem impostos). De acordo com a fabricante, o Eletre não será o único modelo dentro da nova estratégia. Isso porque a Lotus vai lançar mais dois carros alimentados por baterias até 2025.
Dois motores elétricos
O Eletre vem equipado com dois motores elétricos e um pacote de baterias com capacidade robusta de 100 kWh. Dessa forma, pode chegar aos 600 cv de potência. Não há confirmação, mas espera-se que a aceleração de 0 a 100 km/h seja feita em menos de 3 segundos. E que a velocidade máxima alcance os 260 km/h.
Em relação à autonomia, o SUV superesportivo roda até 600 km com a carga completa, segundo o ciclo WLTP. Contudo, pode recuperar mais 400 km de alcance em apenas 20 minutos plugado em um carregador ultrarrápido com potência de 350 kW.
De acordo com a Lotus, a nova plataforma permite uma capacidade de carregamento de 800V. Portanto, é possível realizar a carga completa em 18 minutos no máximo. Além disso, há 5 modos de condução: Range, Tour, Sport, Off-Road e Individual.
Visual musculoso
No geral, o Lotus Eletre entrega visual bem moderno. Na dianteira, por exemplo, tem faróis fininhos e vincos bem marcados no capô. Em seguida, temos as luzes principais que se conectam às entradas de ar no para-choques, que tem desenho tridimensional.
Na lateral, o SUV, com pintura em dois tons, continua chamando atenção pelas linhas musculosas na carroceria. Mas o destaque definitivamente é o conjunto de três câmeras ERMD (Electric Reverse Mirror Display), que substitui os espelhos retrovisores. Na prática, elas oferecem monitoramento 360° do carro, bem como recursos de assistência à direção, como permanência em faixa e ponto cego.
Por fim, a traseira apresenta uma faixa de LEDs que se conecta de ponta a ponta, atravessando a tampa do porta-malas. Nela, há o nome ”Lotus” aparece escrito por extenso. As rodas de liga leve de fibra de carbono podem ser de até 23 polegadas e os freios têm discos de cerâmica. Vale dizer que o Eletre possui composição de fibra de carbono e alumínio, que ajudam a reduzir o peso do carro. Porém, ainda não há dados oficiais.
Sistemas inovadores
A Lotus afirma que o Eletre chega com uma série de recursos inéditos da marca. Dessa forma, além das tecnologias semiautônomas, como sistema de frenagem automático, alerta de colisão, sistema de permanência em faixa, há novidades. Como é o caso do LIDAR (Light Detection and Ranging), conjunto de sensores a laser capazes de elaborar um mapa 3D do ambiente em que o carro se encontra. Segundo a marca, a tecnologia virá de fábrica.
No interior, o SUV elétrico traz conectividade 5G, central multimídia de 15,1 polegadas, sistema de som KEF com 1.380 watts e 15 alto-falantes, assistente de baliza automático e teto solar panorâmico. Já em relação ao design, o Eletre é elegante e luxuoso, com acabamento em lã especial. As configurações incluem quatro ou cinco passageiros.