Você está lendo...
Harley-Davidson lança Nightster, que chega ao Brasil em 2023
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Lançamentos

Harley-Davidson lança Nightster, que chega ao Brasil em 2023

Equipada com uma versão menor, de 975 cm³, do motor Revolution Max, Harley-Davidson Nightster traz várias inovações e promete consumo de 22 km/l

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

13 de abr, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Harley-Davidson
Nova Harley-Davidson Nightster é inspirada na antiga geração da Sportster
Crédito:Divulgação/Harley-Davidson

A Harley-Davidson lançou, nesta terça-feira (12/04), sua mais nova motocicleta: a Nightster. O modelo global mantém o visual clássico da marca, mas com inovações em relação à segurança e tecnologia. Seja como for, trata-se da sucessora da linha Sportster. Inclusive, o desenho é inspirado no da 883.

O motor é uma versão de 975 cm³ do conhecido Revolution Max de dois cilindros em “V”. Segundo a Harley-Davidson, a Nightster oferece muita performance e desempenho. Entre as principais novidades estão, por exemplo, os freios ABS que atuam em conjunto com o controle de tração. Bem como os três modos de pilotagem. Ou seja, Road, Sport e Rain.

A Nightster chega às lojas dos Estados Unidos com preços a partir de US$13.500. Ou seja, são cerca de R$63 mil na conversão direta, sem impostos. A moto será oferecida nas cores preta, cinza e vermelha. Em seguida, o movo modelo será vendido em outros mercados, inclusive no Brasil. Segundo informações da Harley-Davidson, a estreia no País será em 2023. Porém, a marca não revelou detalhes.

Publicidade


Divulgação/Harley-Davidson

90 cv de potência máxima

O motor da Nightster é derivado do que equipa a Pan America e a sua ”irmã” Sportster S. Contudo, em vez de 1.250 cm³, o V-Twin tem 975 cm³. De acordo com a Harley-Davidson, a potência máxima, de 90 cv, é entregue às 7.500 rpm. Já o torque, de 9,5 mkgf às 5.000 rpm.

Vale dizer que o dois-cilindros é feito de alumínio. Porém as tampas e o comando duplo de válvulas no cabeçote são feitos de magnésio. A transmissão é secundária por corrente e tem seis marchas. De acordo com informações da marca, a Nightster pode rodar, em média, 22 km com um litro de gasolina.


Harley-Davidson Nightster
Divulgação/Harley-Davidson

Outro ponto que chama atenção é a nova suspensão. Na dianteira, o sistema da Showa tem 41 mm de diâmetro e 11,4 cm de curso. Além disso, há o Dua Bending Valve (DBV). O dispositivo permite ajustar as respostas de acordo com a situação. Assim, pode ficar mais rígido ou macio.

Na traseira, o sistema é bichoque, com dois amortecedores com 7,6 cm de curso. Há ajuste de pré-carga. Por fim, os freios são a discos simples. Na dianteira, têm 320 mm de diâmetro e na traseira, 260 mm.




Como é?

A Harley-Davidson Nightster mede 2,20 m de comprimento, 1,10 m de altura, 83,6 cm de largura e 1,55 m de entre-eixos. O assento, com 70,5 cm de altura, é bem próximo do chão. O peso é de 218 kg em ordem de marcha e de 210 kg a seco.

O chassi é novo e feito de treliça. O tanque tem capacidade para 11,7 litros de gasolina. Na dianteira, chama a atenção o farol redondo com luzes de LEDs. O motor V2 tem acabamentos na cor prata, mas há detalhes em preto.

Divulgação/Harley-Davidson

A nova moto tem painel de instrumentos compacto. Porém, inclui velocímetro analógico em conjunto com uma tela de 4 polegadas. Nela, há informações como velocidade, acionamento do sistema de controle de tração e farol alto. Do mesmo modo, traz alertas sobre manutenção, baixo nível de combustível no tanque, pressão dos pneus e voltagem de bateria, entre outros.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.