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Volkswagen libera Android Auto sem fio na multimídia VW Play
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Volkswagen libera Android Auto sem fio na multimídia VW Play

Espelhamento wireless de smartphones com sistema Android foi liberado pela VW; função sem uso de fios já estava disponível para donos de iPhone

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

14 de mai, 2022 · 4 minutos de leitura.

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VW
VW Play tem tela de 10" e memória de 10 GB para instalação de aplicativos
Crédito:Volkswagen/Divulgação

A central multimídia da Volkswagen surgiu há dois anos como uma das mais modernas do mercado. Entretanto, como a tecnologia caminha a passos largos, o sistema da marca alemã ficou defasado. Além de não oferecer conexão própria de internet, não oferecia conexão sem fio para espelhamento de smartphones. Pois a multimídia VW Play passa a oferecer o recurso aos usuários de celulares com sistema Android.

Desse modo, Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos e Jetta GLI, produzidos em 2022, recebem o upgrade. Além do espelhamento sem fio, a nova versão do sistema permite pareamento de até dois telefones simultaneamente via Bluetooth para receber ligações. A função wireless, no entanto, já estava disponível para celulares com sistema operacional iOS.

Volkswagen Taos assinatura
Diogo de Oliveira/Estadão

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Demais funções

Composto 100% por botões virtuais e com memória de 10 GB, o VW Play, agora, tem perfil multiusuário. Nele, até três perfis podem ser criados. Cada um conta com senha específica, garantindo ajustes de preferências individuais, como sintonia de estações de rádios ou o idioma, por exemplo. Novas cores para o sistema também estão disponíveis. Para isso, basta fazer o download do aplicativo na VW Play Apps.



Criada pela divisão brasileira da Volkswagen, a central multimídia VW Play chegou ao mercado junto com o Nivus, no primeiro semestre de 2020. Com 10,1″, a tela configurável abrange diversas funcionalidades. Dentre elas, o sistema de infotainment tem capacidade de ler praticamente todos os formatos de mídia. Em síntese, reúne informações do veículo, do sistema de som, de conectividade, de streaming de conteúdo, de aplicativos e de serviços.

VW
Volkswagen/Divulgação

De acordo com a Volks, para quem possui modelos equipados com o VW Play produzidos anteriormente, há possibilidade de atualização do sistema ao longo das revisões periódicas do veículo. Não há custos. Com o sistema, inclusive, dá para realizar o agendamento da revisão pelo painel do carro.

À época do lançamento, vale lembrar, a VW criou parceria com algumas empresas. Por exemplo, com a Estapar, dava até para fazer reserva nos serviços de estacionamentos. Pedido de socorro na Porto Seguro, no entanto, também estava na lista. No lançamento do Nivus, a princípio, a Volks deu até tag de pedágio do Sem Parar. A ausência de cobrança durou 3 meses.

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.