Dois flagras feitos na Coreia do Sul, terra natal da Hyundai, revelam o visual do Creta N Line, nova versão esportiva que estreia agora no início de junho no Brasil. Por aqui, o SUV será o primeiro com o nome da nova grife de modelos esportivos da marca sul-coreana. Contudo, no caso do Creta nacional, a mudança deve alterar apenas a parte estética, sem melhorias de desempenho. Isso porque o utilitário não deve receber mudanças mecânicas.
Por ora, a Hyundai apenas anunciou que vai lançar “em breve” o seu primeiro modelo N Line. Entretanto, tal como o Jornal do Carro contou ainda em 2021, o SUV Creta será o primogênito da linha esportiva. Os flagras revelam o visual mais arrojado, com grade frontal inspirada na nova geração do SUV médio Tucson. O para-choques também muda e mostra formas mais aerodinâmicas, com uma nova asa que interliga as luzes de neblina.
O que é a linha N Line?
Já faz quase 10 anos que a Hyundai criou a divisão esportiva N. Foi no fim de 2013, com uma versão preparada do i20, o primo rico do HB20 feito para os europeus. Desde então, a marca começou a trabalhar sua grife esportiva, mas ela nunca veio ao Brasil. Pois a linha N Line tem o tempero da divisão N, mas sem uma preparação. É algo como as versões S Line, da Audi, e AMG Line, da Mercedes-Benz. Ou seja, mais visual que desempenho.
Assim, o Creta N Line deverá receber apenas alterações sutis no desenho. Além da dianteira com estilo mais arrojado, a traseira terá para-choques com estilo mais aerodinâmico, e lanternas com lentes escurecidas. Outros destaques esperados são o aerofólio e a ponteira dupla de escape. As rodas também serão maiores e com visual diferente. Já a cabine deve ter menos mudanças e apostar em acabamentos esportivos e com detalhes em preto.
Mecânica não mudará
Dessa forma, o Creta N Line terá proposta similar à da linha GR-S da Toyota. A montadora japonesa lançou recentemente no Brasil os modelos GR-Sport, que trazem alterações estéticas, bem como aprimoramentos na suspensão, por exemplo. No caso da picape Hilux, até houve melhorias mecânicas. Já o Corolla Cross aposta no visual.
Nesse sentido, o SUV da Hyundai poderá ser equipado com o motor 1.0 turbo de 120 cv e 17,4 mkgf – disponível nas versões mais baratas. Ou com o 2.0 flex aspirado de 167 cv e 20,6 mkgf de torque, presente na opção topo de linha Ultimate. No mais, é pouco provável que o SUV tenha transmissão manual, por causa do preço. Dessa forma, deverá manter o câmbio automático de seis velocidades com paddle-shifts no volante.
Quanto vai custar?
A revelação do Creta N Line está prevista para a primeira quinzena de junho. A expectativa é que a versão esportivada entre na gama posicionada abaixo da Ultimate 2.0 flex. Ou seja, deverá ter preço inferior, mas bem próximo da configuração mais cara, com tabela de R$ 160 mil. Inclusive, a montadora já abriu o cadastro de interesse em seu site oficial.
Por fim, vale mencionar que, assim como a Toyota, a Hyundai apostará na linha esportiva no Brasil. Segundo as especulações, o próximo modelo modificado será o HB20, que deve ganhar nova reestilização no País em 2023.