A BYD passará a fornecer baterias para a Tesla. A informação sobre a transação foi dada nesta semana por Lian Yubo, vice-presidente executivo da marca chinesa. De acordo com ele, a montadora de Elon Musk, de fato, consolidou o que já vinha sendo especulado há mais de um ano. Até o momento, a gigante norte-americana trabalha com alguns fornecedores para equipar seus modelos, entre eles, a também chinesa CATL.
De acordo com a entrevista do executivo à emissora estatal chinesa, CGTN, o acerto entre as duas marcas está relacionado à concessão de baterias Blade, que leva lítio-ferro-fosfato (LFP). “Agora somos bons amigos de Elon Musk. E estamos prontos para fornecer nossas baterias a ele e sua empresa”, disse.
O conjunto, nesse sentido, possui formato CTP (Cell to Pack). Assim, fica livre de módulos e é formado por uma matriz de células estreitas inseridas em uma estrutura que viabiliza a otimização do espaço. Em síntese, esse tipo de baterias é cada vez mais presente não só nos modelos elétricos da Tesla, mas também no portfólio da BYD.
Vantagens
Vale lembrar que baterias LFP (que equiparam praticamente a metade das unidades produzidas pela Tesla no primeiro trimestre) saem mais baratas que as células baseadas em níquel e cobalto – dominantes nos modelos vendidos no ocidente. Dessa maneira, além de se valer da tecnologia, a Tesla diminui a dependência da CATL. Afinal, o mercado vem exigindo precaução.
Outras vantagens para a Tesla, portanto, além do menor espaço e economia, é a maior segurança. De acordo com a BYD, quando o componente é perfurado, não há emissão de fumaça ou fogo. Nesse sentido, em situações como acidentes, por exemplo, nada de incêndio. Afinal, 60°C é a temperatura máxima atingida pela bateria. Para se ter ideia, modelos de lítio ultrapassam os 500°C.
As novatas deverão equipar as versões de entrada dos elétricos da Tesla, como Model 3 e Model Y. São eles que, hoje, recebem esse tipo de bateria.
Informações apontam que, em síntese, a Tesla tem outra carta na manga para recorrer à BYD. Rumores dão conta de que a Tesla irá usar as baterias LFP em seu próximo veículo. O modelo, a princípio, estria previsto para ser o mais barato da gama. Ainda não se fala em datas. Estimativa de preços rondam os US$ 25.000 (pouco mais de R$ 124.000, na conversão direta).