A Dacia já trabalha na nova geração do Duster, mas o SUV compacto ainda não teve muitos flagras porque ainda estar em fase de desenvolvimento. Entretanto, o site francês L’argus obteve novas informações do projeto e elaborou projeções do modelo, cujo lançamento está previsto para 2024. Pois, tal como esperado, o novo Duster será uma versão reduzida do Bigster, SUV médio inédito que estreia em 2023 e já está confirmado no Brasil.
Assim, a terceira geração do SUV da Dacia promete ser a melhor já feita e será a primeira com versões híbridas. Para começar, o novo Duster será feito sobre a plataforma CMF-B, da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Com ela, a marca romena do grupo Renault vai renovar e simplificar sua gama de veículos. Em resumo, em vez de utilizar quatro plataformas para fazer 18 carrocerias, a Dacia utilizará uma base modular para produzir 11 carrocerias diferentes.
Será 4×4?
Com as novas regras de emissões de CO2 da Europa – que são mais rígidas que no Brasil – muitos modelos estão perdendo a configuração 4×4. No entanto, de acordo com o site francês L’argus, o novo Duster deve manter a opção. Para se encaixar nas normas, o modelo poderá ter dois tipos de conjuntos híbridos. O primeiro é posicionado na dianteira. Já o segundo adiciona um motor elétrico no eixo traseiro, responsável por fornecer tração em terrenos mais difíceis. Na França, por exemplo, o Duster é popular justamente em áreas montanhosas.
Por ora, não há certeza sobre qual motor equipará o novo Duster. Mas há chances de o SUV receber o 1.2 turbo a gasolina do Renault Austral combinado a um sistema híbrido de 48V com potência de 130 cv. Além disso, o SUV também virá com o 1.3 turbo que, no Brasil, tem versão flexível nos SUVs Captur e Duster, e na picape Oroch.
Visual do Bigster
Em relação ao visual, o Duster vai herdar muita coisa do irmão mais velho, o Bigster. O modelo de 7 lugares, que será rival do Jeep Renegade e do Toyota Corolla Cross, possui linhas bem robustas. Na dianteira, por exemplo, os faróis formam uma peça única com a grade. E os conjuntos ópticos têm formato de Y. Nas projeções do site francês, todos esses detalhes são bem parecidos. No entanto, os aspectos puxam mais para o lado off-road.
Além de caixas de rodas maiores e das chapas esculpidas e cheias de vincos, o novo Duster terá outras mudanças importantes. A traseira, por exemplo, terá para-choques mais alto e com uma grande moldura central prateada para dar um toque fora-de-estrada. As lanternas terão formato em “Y” deitado, enquanto o nome Dacia virá em destaque no meio da tampa do porta-malas. No Brasil, o novo Duster é peça-chave nos planos futuros da marca e deve chegar até 2025 com sistema híbrido flex e muito mais tecnológico que na geração atual.