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Novo Honda CR-V tem painel de novo Civic, porém com mais luxo
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Novo Honda CR-V tem painel de novo Civic, porém com mais luxo

Honda divulga imagem do interior do novo CR-V, que será apresentado em breve e chegará ao Brasil no ano que vem para concorrer com Tiggo 8, Commander e companhia

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

24 de jun, 2022 · 4 minutos de leitura.

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Honda
Modelo chegará com motorização híbrida e:HEV
Crédito:Honda/Divulgação

A estratégia de fazer lançamento a conta-gotas vem sendo seguida à risca pela Honda. Depois de divulgar fotos do modelo quase que no formato de quebra-cabeça, agora, a fabricante japonesa divulgou o interior do carro. Mas, para quem já viu o novo Civic, não há tanta novidade, já que painel dos dois modelos é quase idêntico.

Honda
Honda/Divulgação

O SUV, que tem estreia prevista para 12 de julho e chegada no Brasil em 2023, não teve detalhes revelados. A marca apenas resumiu alguns pontos. De acordo com comunicado da Honda, o habitáculo do CR-V terá “ainda mais espaço” em relação ao antecessor. Isso, no entanto, é nítido. Afinal, o modelo vai oferecer opções de até 7 lugares e, desse modo, crescer em tamanho (de 4,63 metros de comprimento para 4,70 m), para dar espaço ao ZR-V. A Honda também fala em modernidade e luxo, mas não detalhou nenhum dos pontos.

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“Elevar as apostas com um interior mais premium, confortável e de alta tecnologia, perfeito para a vida diária e aventuras divertidas de fim de semana”. Essas foram as palavras da Honda para definir o SUV médio que, no Brasil, deve encarar Caoa Chery Tiggo 8, Jeep Commander e companhia.

Honda/Divulgação

O que já sabemos

Conforme noticiado pelo Jornal do Carro, a sexta geração do Honda CR-V terá, pela primeira vez, opção híbrida no País. Informação confirmada pela fabricante.


Honda
Reprodução/Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação chinês

Visualmente, o modelo – conforme antecipado pelas imagens vazadas pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação na China – ostenta aro cromado no para-choque dianteiro e faróis com luzes de LEDs na parte superior. Na parte de trás, entretanto, as lanternas têm formato de “L” e saídas fake de escapamento na parte de baixo do para-choque.



Sobre motorização, o CR-V terá, por aqui, apenas a versão híbrida e:HEV. A princípio, é o mesmo conjunto do novo Civic (que chega ao País neste ano). Assim, ainda sem confirmação, especula-se que o SUV médio venha com motorização elétrica + propulsor 2.0 a gasolina com potência de 145 cv. Outros mercados terão o 1.5 turbo a gasolina de 190 cv. Agora, resta aguardar a apresentação do SUV, prevista para acontecer em breve nos Estados Unidos.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.