Depois de um primeiro semestre bastante tímido nas vendas, e ainda com escassez de semicondutores, o mercado brasileiro reagiu em agosto. As vendas de carros e comerciais leves registrou crescimento de 14,82% em relação a julho, com um total de 194.192 unidades vendidas. Assim, foi o melhor mês de 2022 até agora. E quem surfou bem nessa onda foram os medalhões. A picape Fiat Strada, por exemplo, sofreu uma recuperação e fechou na primeira posição, à frente do VW Gol, que tem vendido bem nos últimos meses e foi o automóvel mais emplacado do mês anterior.
No geral, o topo do ranking não teve grandes mudanças, mas inverteu posições. A terceira ficou com o Hyundai HB20, que chegou renovado às lojas em julho, e vem se recuperando após cair um pouco nos números. Em seguida, vemos uma clara ascensão da dupla Chevrolet Onix e Onix Plus. O hatch, que se recuperou da queda drástica que sofreu em junho, se encontra em 3º lugar com mais de 9 mil emplacamentos. Por sua vez, o sedã vem em seguida.
Em sexto lugar, vem o Fiat Mobi, que não aparecia no “top 10” desde o sexto mês do ano. Ele é seguido pelo hatch Argo. Mas, a partir daí, houve mudanças. O Renault Kwid, por exemplo, subiu após perder quatro posições. Agora, o carro 0-km mais barato do Brasil se fixou em 8º lugar, com 6.829 vendas. E quem permanece na lista é o VW Voyage. O sedã de entrada, que sairá de linha em breve, ficou na 12ª posição, com 5.564 unidades.
SUVs despencam
Mesmo caindo nas graças do povo brasileiro, os SUVs regrediram nas posições. A categoria já havia sofrido uma leve queda em julho, mesmo com praticamente a metade das vendas gerais de carros em 2022. E, agora em agosto, sofreu ainda mais. O Chevrolet Tracker passou do 7º para o 9º lugar, mas permanece como o campeão da categoria no mês. Ele é seguido pelo Volkswagen T-Cross – que voltou a aparecer em posições promissoras no ranking após sumir na lista de julho. Já o Hyundai Creta fechou agosto na 11ª posição.
Quem levou um tombo feito foi o Fiat Pulse. Embora não seja barato (parte de R$ 95.290 na versão Drive 1.3 flex), o SUV pequeno feito em Betim (MG) atua num segmento promissor. Ele caiu da 8ª para a 14ª posição e por pouco não chegou a ficar nem no “top 15”. Enquanto isso, a dupla Compass e Renegade, da Jeep, também já viu dias melhores e nem o IPI reduzido ajudou. Em junho, o Compass chegou a ocupar o 5º lugar. Mas, agora se mantém em 13º com 5.284 unidades. Por sua vez, o Renegade ficou em 15º colocado. Confira:
Carros mais vendidos de agosto 2022
- 1°) Fiat Strada – 14.157
- 2°) Volkswagen Gol – 11.719
- 3°) Hyundai HB20 – 10.919
- 4°) Chevrolet Onix – 9.821
- 5°) Chevrolet Onix Plus – 8.968
- 6°) Fiat Mobi – 7.613
- 7°) Fiat Argo – 7.594
- 8°) Renault Kwid – 6.829
- 9°) Chevrolet Tracker – 6.708
- 10°) Volkswagen T-Cross – 6.194
- 11°) Hyundai Creta – 5.806
- 12°) Volkswagen Voyage – 5.564
- 13°) Jeep Compass – 5.284
- 14°) Fiat Pulse – 4.771
- 15°) Jeep Renegade – 4.654
Ranking das marcas
Na lista das marcas, não temos grandes surpresas. A Fiat continua na frente com muito respiro. Neste mês, a líder absoluta vendeu 44.239 unidades ao todo, o que fez com que a italiana tivesse 22,79% de participação. Como prevemos anteriormente, a 2ª e 3ª posições seguem disputadas por Volkswagen e General Motors. No entanto, desta vez, a marca alemã ficou na frente com uma diferença de 2 mil unidades, e deixou o terceiro lugar para a GM.
Saindo do “top 3”, vemos a Hyundai crescendo gradativamente no ranking e ficando à frente, até mesmo, da Toyota, que ocupou o 5º lugar. Elas venderam 17.791 e 15.403 unidades, respectivamente. A Jeep, por sua vez, permanece em 7º lugar, seguida pela Nissan. Mas é aqui que temos uma reviravolta que ninguém esperava. No mês passado, a Honda ocupou a 9ª posição e, com o lançamento do novo HR-V, era esperado que ela subisse no ranking. Contudo, parece que ainda não deu tempo e a japonesa perdeu o posto para a Peugeot, com diferença de menos de 300 carros.
- 1°) Fiat – 44.239 (22,79%)
- 2°) Volkswagen – 32.626 (16,81%)
- 3°) General Motors – 30.558 (15,74%)
- 4°) Hyundai – 17.791 (9,16%)
- 5°) Toyota -15.403 (7,93%)
- 6°) Renault – 12.933 (6,66%)
- 7°) Jeep – 12.347 (6,36%)
- 8°) Nissan – 5.155 (2,66%)
- 9°) Peugeot – 4.335 (2,23%)
- 10°) Honda – 4.081 (2,10%)
Lançamentos podem mudar ranking
Vale lembrar que, mesmo após um primeiro semestre difícil, a indústria está com diversos lançamentos previstos no Brasil, que podem bagunçar de vez o ranking de vendas. Inclusive, alguns deles já estão entre nós. Como é o caso, por exemplo, do novo Honda HR-V e da nova geração do Citroën C3. Com estilo de SUV compacto, o hatch estrou no País com preço competitivo de R$ 68.990 para bater com modelos de entrada, como Renault Kwid e Fiat Mobi, além de Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Ou seja, há muito por vir.
Além deles, também esperamos o Volkswagen Polo que, com certeza, será uma pedra no sapato dos concorrentes. Na categoria de sedãs, temos o novo Hyundai HB20S, que foi apresentado de surpresa na estreia do novo HB20 e já está em pré-venda. Além disso, entre os SUVs, dois grandes potenciais da Fiat, o Fastback e o Pulse Abarth.