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Novo Honda Civic Type R estreia com 319 cv e vem ao Brasil em 2023
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Novo Honda Civic Type R estreia com 319 cv e vem ao Brasil em 2023

Nos EUA, Honda Civic Type R conta com o mesmo motor 2.0 turbo de quatro cilindros da geração anterior, porém recalibrado e mais potente

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

02 de set, 2022 · 5 minutos de leitura.

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Honda
Versão norte-americana tem 11 cv a menos que o modelo japonês, de 330 cv
Crédito:Honda/Divulgação

A Honda revelou mais informações sobre o Civic Type R que estreia nos Estados Unidos ainda neste ano. O “hot hatch”, que tem base na nova geração do Civic, virá ao Brasil em 2023, como já confirmado pela marca japonesa ao Jornal do Carro. A começar pela tração dianteira e pelo câmbio manual de 6 marchas, o modelo chama atenção pela mecânica apimentada. A evolução do motor 2.0 turbo de quatro cilindros gera até 319 cv e 42,8 mkgf de torque.

Honda
Honda/Divulgação

A princípio, vale lembrar que o Civic Type R norte-americano é um pouco menos potente que o modelo japonês, revelado recentemente com 330 cv. Ainda assim, tem 9 cv a mais que a geração anterior. E ganha 2 mkgf de torque, com um total de 42,8 mkgf.

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Apesar de declarar que o torque máximo está disponível entre 2.600 rpm e 4.000 rpm, a Honda prefere não falar em desempenho. O zero a 100 km/h e a velocidade máxima, por exemplo, não foram informados. Ainda assim, é possível afirmar que o Civic Type R 2023 é o Honda de fábrica mais poderoso que a fabricante já ofereceu aos norte-americanos.

Nesse sentido, a Honda fez o turbocompressor ter pressão em uma faixa mais ampla de rotação, oferecendo eficiência extra. Assim, alterou até mesmo o escapamento. Agora, mais largo e mais reto, busca eficiência por meio de válvulas ativas. Além disso, as aberturas da grade e do radiador são maiores. Tudo para otimizar o desempenho em alta velocidade.



Ainda na parte mecânica, a suspensão ganhou novo ajuste. Já as rodas, de 19 polegadas, calçam pneus Michelin Pilot Sport 4S, de maior aderência.


Comodidade

Como não é só de performance que vive um carro, importante destacar a atenção da Honda ao conforto. A distância entre-eixos agora tem 2,73 metros. Ou seja, aumentou 3,81 centímetros na comparação com a 10ª geração. Parece pouco, mas já faz a diferença para os ocupantes. Sem contar que esse detalhe, de acordo com a marca, também gera mais suavidade e estabilidade na condução. No mais, em medidas, tem 4,60 metros de comprimento (2 cm a mais), 1,89 m de largura (+1,5 cm) e 1,41 m de altura (-1,2 cm).

Honda/Divulgação

Por dentro, a tela multimídia tem 9″ e conexão com Apple CarPlay e Android Auto. Por fim, tem assentos com forração vermelha, bem como carpete e acabamento. Há uma placa em alusão à versão (Type R) no painel.


Por fora, além de design completamente novo, tem cinco cores disponíveis para a carroceria. A paleta fica assim: Championship White, Rallye Red, Boost Blue, Crystal Black Pearl e Sonic Grey Pearl. Os preços e detalhes do rival do Toyota GR Corolla – que virá ao Brasil com motor 1.6 turbo de três cilindros com 304 cv e 37,7 mkgf – serão divulgados em breve.

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