Acaba de chegar às lojas brasileiras uma versão inédita para o aventureiro Renault Stepway. O hatch aventureiro agora tem opção “Zen” com motor 1.0 flex de três cilindros e até 82 cv, e o câmbio manual de cinco marchas. Até então, o modelo dispunha apenas do motor 1.6 flex de 118 cv. A novidade, portanto, promove um reposicionamento do Stepway, que chega com preço de R$ 77.990, ou seja, na cola da nova geração do Citroën C3, que veio com estilo de SUV.
Além de trazer o aventureiro para a disputa com os hatches de entrada com motor 1.0 flex, a Renault encerra a oferta do tradicional Sandero, que estava disponível, mas apenas na opção S Edition de visual mais esportivo. Ou seja, sai o Sandero, fica apenas o Stepway. Com o mercado dominado pelos SUVs, a novidade é uma tentativa da Renault de manter as vendas do compacto aquecidas até a chegada do futuro SUV compacto da marca.
Adeus anunciado
Em setembro de 2021, o Jornal do Carro noticiou que a matriz da Renault, na França, mandou cancelar as novas gerações de Logan e Sandero no Brasil. Elas estrearam na Europa em 2020 e eram esperadas no Brasil, onde os modelos são produzidos desde 2007. Entretanto, a marca deu início à aposentadoria do hatch logo depois, com o fim da produção do esportivo Sandero RS. Pois, agora, o Stepway 1.0 é o que resta do Sandero criado pela romena Dacia.
Marca vai lançar novo SUV
A nova versão, portanto, vem dar sobrevida ao hatch aventureiro até a estreia do novo SUV compacto da marca, que tem estreia prevista para o início de 2024. O modelo terá tamanho de Fiat Pulse, ou seja, pouco mais de 4 metros de comprimento. Além disso, tal como no SUV da marca italiana, virá com um novo motor 1.0 turbo flex, que também será feito na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Para isso, a montadora investirá R$ 2 bilhões na unidade.
O que traz o Stepway 1.0
Com foco na relação custo-benefício, o Stepway Zen 1.0 flex tem pacote básico de equipamentos. A lista traz direção eletro-hidráulica, quatro airbags (duplos frontais e laterais dianteiros), travas e vidros dianteiros elétricos, ABS, Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, sensores de obstáculos traseiros e rodas de liga leve de 15″. Além disso, tem faróis de neblina, alarme, ar-condicionado, chave tipo canivete e multimídia de 7″ com Android Auto e Carplay.
Na mecânica, o motor 1.0 flex de três cilindros e duplo comando variável de válvulas gera 79 cv de potência com gasolina e até 82 cv com etanol a 6.300 rpm. Os torque são de 10,2 mkgf e 10,5 mkgf, respectivamente. Já o câmbio manual tem cinco marchas, com tração dianteira. Segundo a Renault, o aventureiro é econômico. São 13 km/l de média na cidade, e 13,7 km/l na estrada com gasolina. Já com etanol, o consumo misto é de 9,3 km/l.