Saiu a última fornada do Gol, e ela já esgotou. Uma semana depois de divulgar as fotos, a Volkswagen anunciou o preço do Gol Last Edition, série limitada que marca a despedida do hatch após 42 anos. O modelo terá só 1.000 unidades, todas com o motor 1.0 MPI flex de 84 cv e o câmbio manual de cinco marchas – tal como antecipamos no Jornal do Carro. Serão 650 exemplares para o Brasil e 350 para outros países vizinhos, como Argentina e Uruguai.
Entretanto, a unidade derradeira, de número 1.000, ficará no acervo da montadora na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Lá, a VW dispõe de um galpão cheio de clássicos da marca e, com o Gol LE, o plano é montar uma ala exclusiva para remontar a história do hatch. Afinal, além de ser uma criação da Volkswagen do Brasil, o popular foi líder de vendas no País por 27 anos consecutivos. Somente na última década o Gol foi superado.
Série já esgotou
Nessa ação de despedida, a Volkswagen reservou uma unidade do Gol LE para cada concessionário no País. O restante foi vendido pela internet, em um hotsite. E neste mesmo link a marca informa que já esgotou a série final do Gol. Entretanto, vale lembrar que a marca alemã fez a mesma homenagem para a Kombi, que se despediu em dezembro de 2013. Porém, na época, a versão “Last Edition” fez enorme sucesso e teve a produção dobrada.
Por ora, a VW não fala em ampliar a produção. Ou seja, para os fãs interessados que não conseguiram um exemplar, resta aguardar. No hotsite, a montadora já anuncia o novo Polo, que ganhou reestilização em outubro para substituir o Gol a partir de dezembro. O Polo Track, versão de entrada do hatch, chegou inclusive com o mesmo preço do veterano, por R$ 79.990. A fábrica de Taubaté (SP) foi modernizada ao longo dos últimos meses para montar o modelo.
Gol LE tem detalhes nostálgicos
O Gol Last Edition tem pintura na cor Vermelho Sunset e detalhes que remetem às versões esportivas dos anos 1980. Tem, por exemplo, um emblema com o desenho da clássica roda Orbital na coluna traseira. Além disso, há detalhes na cor preta em várias partes da carroceria – nos retrovisores, na grade dianteira, nas maçanetas, nas calotas (que cobrem as rodas de 15″), nos vidros e nos para-choques.
Outro detalhe marcante é a faixa preta que conecta as lanternas, ou seja, uma homenagem ao saudosos Gol GT, GTS e GTi. O hatch tem, por fim, faróis com máscaras negras e um aerofólio. E na parte inferior das portas há adesivos com o nome Last Edition.
Da porta para dentro, o Gol Last Edition também aposta nos tons escuros. Tem revestimento com materiais que mesclam preto e cinza, bem como bancos com costuras vermelhas pespontadas. O logotipo “Last Edition” vai no encosto dos bancos dianteiros. E, como de praxe neste tipo de série, tem placa de numeração colada no painel.
Na mecânica, o motor 1.0 MPI flex de 3 cilindros e 12 válvulas gera 77 cv de potência e 9,6 mkgf de torque com gasolina, ou 84 cv e 10,4 mkgf com etanol. O motor trabalha em conjunto com o câmbio manual de 5 marchas e tem foco, portanto, na economia de combustível. Entre os equipamentos, destaque para a multimídia Composition Touch de 6,5″, que tem espelhamento (por cabo) com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay.