Pense em 10 supercarros que valem uma fortuna cada um. Pois essa garagem dos sonhos poderá ser alcançada com os R$ 450 milhões (cerca de US$ 85 milhões) que o ganhador da Mega Sena da Virada receberá se acertar sozinho as seis dezenas premiadas. O sorteio acontece no próximo dia 31 de dezembro e o prêmio não acumula.
Mas que máquinas essa quantia toda é capaz de comprar? Para ajudar o felizardo vencedor da Mega da Virada, o Jornal do Carro preparou uma lista com 10 modelos que este belo orçamento permite alcançar. Como alguns deles sequer estão à venda no Brasil, os valores são relativos à conversão direta, sem incidência de impostos ou taxas de importação.
1) Rimac Nevera – US$ 2,4 milhões / R$ 12,7 milhões
Abrimos a lista com o Rimac Nevera, carro elétrico mais rápido do mundo. Com nada menos que 1.940 cv de potência e 240,6 mkgf de torque, ele acelera de zero a 100 km/h em 2 segundos. A produção terá 150 unidades e o supercarro pode atingir impressionantes 412 km/h de velocidade máxima. Tudo isso por módicos R$ 13 milhões. Ou seja, uma pechincha se comparado aos próximos modelos que listaremos logo abaixo.
2) Ferrari FXX-K Evo – US$ 2,6 milhões / R$ 13,8 milhões
Certamente na sua garagem de R$ 450 milhões de reais um modelo Ferrari não pode ficar de fora. Neste caso, a pedida é a Ferrari FXX-K Evo. Mas atenção: todas as unidades já estão vendidas, então é preciso negociar com algum atual proprietário, que poderá pedir o preço que bem entender. Caso a FXX-K Evo com seus 1.050 cv não esteja disponível, você pode optar por algo mais, digamos, “comum”. Que tal o Ferrari SF90 Spider? O conversível mais potente da história da marca foi vendido no Brasil neste ano por R$ 8,4 milhões.
3) Aston Martin Valkyrie – US$ 3,2 milhões / R$ 17 milhões
Mais um supercarro de produção limitada cuja tiragem está esgotada. No entanto, se você quiser uma das 150 unidades, prepare-se para desembolsar no mínimo 17 milhões de reais. O Aston Martin Valkyrie em motor 6.5 V12 feito pela Cosworth. São 1.176 cv de potência e 124,4 kgfm de torque.
4) Koenigsegg CC850 – US$ 3,7 milhões / R$ 19,6 milhões
Quem disse que na lista dos carros para quem está nadando na grana não haveria um modelo flex? É o caso do Koenigsegg CC850. O superesportivo sueco tem motor 5.0 V8 biturbo, o mesmo do irmão Koenigsegg Jesko. Dessa forma, o esportivo são 1.185 cv de potência e 141 kgfm de torque. Coloque no tanque etanol E85 e ganhei quase um Jetta GLI a mais de potência, indo aos 1.385 cv.
5) Lamborghini Sian Roadster – US$ 3,8 milhões / R$ 20,1 milhões
A fim de conseguirem números de potência cada vez maiores e não serem reprovados em níveis de emissões, os superesportivos estão se rendendo à eletrificação. Quando você imaginou que veria um Lamborghini híbrido? Tudo bem que não é possível conectá-lo à tomada, como em modelos híbridos plug-in. Isso porque o Sian utiliza um sistema híbrido-leve, de 48V. Assim, o motor 6.5 V12 emprestado do Aventador SVJ alcança os 819 cv de potência. Com produção limitada a 63 unidades, coube a um brasileiro o título de primeiro proprietário do modelo, ainda em 2021.
6) McLaren Solus GT – US$ 4 milhões / R$ 21,2 milhões
Um dos modelos mais próximos ao que seria pilotar um carro de Fórmula 1 dessa lista. Assim, você pode não conseguir regularizar o McLaren Solus GT por aqui, caso coloque uma das 25 unidades na sua garagem. Isso porque sua frente em formato aerodinâmico não reserva espaço para uma placa de identificação, por exemplo. Mas o Solus GT se dá melhor mesmo nas pistas. Ele traz um 5.2 V10 aspirado, com 840 cv de potência, tem espaço apenas para o motorista e alcança os 322 km/h de velocidade máxima.
7) SP (Spyros Panopoulos) Automotive Chaos – US$ 6,4 milhões / R$ 34 milhões
Mesmo os mais antenados podem não conhecer a Spyros Panopoulos Automotive. Isso porque a marca grega é uma novata. Seu ‘ultracarro” estreou em 2021, com números impressionantes. O Chaos é um híbrido de 2.076 cv de potência, tendo sob o capô um motor 4.0 V10 biturbo. Se você ficou interessado, no entanto, boas notícias. A marca diz ser capaz de produzir até 100 unidades do modelo por ano, a depender da demanda.
8) Pagani Codalunga – US$ 7,4 milhões / R$ 40 milhões
De volta aos fabricantes “tradicionais”, por algumas dezenas de milhões de reais você pode levar para casa o Pagani Codalunga. O supercarro teve apenas 5 unidades produzidas. O motor, entretanto, é o 6.0 V12 biturbo, comum à linha Huayra. Em comparação com o grego SP Cahos, são módicos 840 cv de potência.
9) Bugatti La Voiture Noire – US$ 18,7 milhões / R$ 100 milhões
Quando se fala em recordes de velocidade máxima e potência, logo pensamos em Bugatti. Por isso mesmo, a marca não faz cerimônia na hora de precificar seus carros. Com o La Voiture Noire não é diferente. Assim, nossa lista tem o primeiro carro a quebrar a barreira de oito zeros na etiqueta. O “Veículo Preto” é igualmente equipado com o 7.0 W16 quadriturbo de 1.500 cv e 221,2 kgfm do Bugatti Chiron. Todavia, apenas uma unidade do modelo foi produzida, cujo nome do proprietário é até hoje um mistério.
10) Rolls-Royce Boat Tail – US$ 28 milhões / R$ 150 milhões
O carro mais caro da nossa lista, por certo, não poderia ser de outra marca senão da Rolls-Royce. Última palavra quando o assunto é luxo, os modelos da marca são figurinhas carimbadas nas garagens da família real britânica, de sheiks do petróleo, e, claro, de apaixonados por carros com gostos muito excêntricos. Prova disso é o Boat Tail. Feito sob encomenda, o bólido tem pintura em dois tons com pigmentação exclusiva, acabamento de luxo na cabine bem como uma “suíte” com frigobar para champanhe e guarda-sol. Justamente por ter sido feito sob medida, a Rolls-Royce não divulga o preço pago pelo comprador. O valor mais provável, contudo, seja algo próximo de 30 milhões de dólares, pouco mais de um terço de todo prêmio da Mega da Virada. Você encararia?
*Cotação do dólar no dia 19/12/2022: R$ 5,30