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IPVA 2023 no RJ: veja valores, datas de pagamento e parcelamento
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Legislação

IPVA 2023 no RJ: veja valores, datas de pagamento e parcelamento

Para os veículos registrados no Rio de Janeiro, o valor da alíquota do IPVA 2023 varia conforme o tipo de combustível e o contribuinte pode escolher entre o desconto de 3% ou o parcelamento em três vezes

João Del Arco, Especial para o Jornal do Carro

27 de dez, 2022 · 4 minutos de leitura.

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IPVA 2023 RJ
Separamos cinco perguntas do público sobre carros elétricos e buscamos as respostas
Crédito:Renault/divulgação

Os donos de carros precisam ficar atentos. Isso porque vários Estados do Brasil já divulgaram informações sobre o pagamento do IPVA 2023. É o caso, por exemplo, do Rio de Janeiro, em que as regras são um pouco diferentes das de São Paulo. Uma delas é em relação à isenção. Em São Paulo, os carros com mais de 20 anos estão livres da tarifa. Porém, no Rio de Janeiro o benefício é para veículos com 15 anos ou mais de fabricação.

Porém, nos dois Estados o contribuinte que quitar o imposto à vista em janeiro terá desconto de 3%. No Rio de Janeiro, também é possível fracionar a taxa em três parcelas. Contudo, nesse caso não há desconto. Além disso, o valor do imposto varia conforme os tipo de combustível do veículo. Ou seja, para os flex, a alíquota é de 4% sobre o valor venal. Para os movidos a GNV, a taxa é de 1,5%.

No caso dos 100% elétricos, o imposto é de 0,5%. Já a alíquota para motocicletas é de 2%. Vale lembrar a tabela feita pela Fipe serve de parâmetro para o contribuinte consultar o valor venal do veículo.

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Como pagar e prazos do IPVA 2023 no RJ

O pagamento por sua vez é feito por meio da Guia de Regularização de Débitos. A GDR pode ser obtida no Portal do IPVA da Secretaria de Estado de Fazenda ou no site do banco Bradesco. Para isso, precisa-se dos números do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e do CPF ou CNPJ do proprietário. O pagamento poderá ser realizado em qualquer agência bancária. De todo modo, quem optar por parcelar a dívida, terá de acompanhar um calendário mediante o número final da placa do veículo. Confira na imagem a seguir como ficou a divisão das datas de pagamento do IPVA no Rio de Janeiro.

IPVA 2023
Sefaz/RJ

Os proprietários que não realizarem o pagamento do IPVA 2023 ficarão com o veículo em situação irregular. Ou seja, corre-se o risco de ter o veículo apreendido numa blitz policial, por exemplo. Nesse caso, além de precisar quitar o imposto para reaver seu veículo, também será necessário arcar com uma multa de R$ 293,47 com 7 pontos na CNH, além de precisar pagar as diárias de estadia do veículo apreendido no pátio do DETRAN-RJ. Cabe salientar que a inadimplência do IPVA 2023 também impede o licenciamento do veículo.


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Carros elétricos estimulam busca por fontes de energia renovável

Energia fornecida pelo sol e pelos ventos é uma solução viável para abastecer veículos modernos

19 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

eletromobilidade é uma realidade na indústria automotiva e o crescimento da frota de carros movidos a bateria traz à tona um tema importante: a necessidade de gerar energia elétrica em alta escala por meio de fontes limpas e renováveis. 

“A mobilidade elétrica é uma alternativa para melhorar a eficiência energética no transporte e para a integração com as energias renováveis”, afirma Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O Brasil é privilegiado em termos de abundância de fontes renováveis, como, por exemplo, a energia solar e a eólica. “É uma boa notícia para a transição energética, quando se trata da expansão de infraestrutura de recarga para veículos elétricos”, diz o professor. 

Impacto pequeno

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil tem condições de mudar sua matriz energética – o conjunto de fontes de energia disponíveis – até 2029. Isso reduziria a dependência de hidrelétricas e aumentaria a participação das fontes eólicas e solar.

Mesmo assim, numa projeção de que os veículos elétricos poderão representar entre 4% e 10% da frota brasileira em 2030, estudos da CPFL Energia preveem que o acréscimo no consumo de energia ficaria entre 0,6% e 1,6%. Ou seja: os impactos seriam insignificantes. Não precisaríamos de novos investimentos para atender à demanda.

Entretanto, a chegada dos veículos elétricos torna plenamente viável a sinergia com outras fontes renováveis, disponíveis em abundância no País. “As energias solar e eólica são intermitentes e geram energia de forma uniforme ao longo do dia”, diz o professor. “A eletromobilidade abre uma perspectiva interessante nessa discussão.”

Incentivo à energia eólica

Um bom exemplo vem do Texas (Estados Unidos), onde a concessionária de energia criou uma rede de estações de recarga para veículos elétricos alimentada por usinas eólicas. O consumidor paga um valor mensal de US$ 4 para ter acesso ilimitado aos 800 pontos da rede. 

Segundo Delatore, painéis fotovoltaicos podem, inclusive, ser instalados diretamente nos locais onde estão os pontos de recarga

“A eletrificação da frota brasileira deveria ser incentivada, por causa das fontes limpas e renováveis existentes no País. Cerca de 60% da eletricidade nacional vem das hidrelétricas, ao passo que, na Região Nordeste, 89% da energia tem origem eólica.”

Híbridos no contexto

Contudo, a utilização de fontes renováveis não se restringe aos carros 100% elétricos. Os modelos híbridos também se enquadram nesse cenário. 

Um estudo do periódico científico Energy for Sustainable Development fala das vantagens dos híbridos, ao afirmar que suas emissões de gases de efeito estufa são inferiores às do veículo puramente elétrico.

“Os veículos híbridos possuem baterias menores, com proporcional redução das emissões de poluentes. Essas baterias reduzem o impacto ambiental da mineração dos componentes necessários à sua fabricação. Os resultados demonstram que a associação de baterias de veículo que usam biocombustíveis tem efeito sinérgico mais positivo”, conclui o documento.