Você está lendo...
CEO da Volvo confirma lançamento do mini SUV elétrico EX30 em junho
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Mercado

CEO da Volvo confirma lançamento do mini SUV elétrico EX30 em junho

CEO disse que o Volvo EX30 será menor que o XC40 e terá boa autonomia; novo SUV elétrico será posicionado como modelo de entrada da marca

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

24 de jan, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo SUV
Novo Volvo pode se chamar EX30 e será inspirado no modelo EX90
Crédito:Reprodução

O CEO da Volvo, Jim Rowan, confirmou que a marca está prestes a lançar um mini SUV elétrico. Trata-se do EX30, um utilitário compacto que terá uma proposta urbana. A previsão é de que a apresentação oficial aconteça no dia 15 de junho. De acordo com o executivo, esse será o novo modelo de entrada da marca, com um preço mais acessível. “Ele [EX30] será bem seguro, com autonomia decente e bom tamanho”, disse em entrevista ao site australiano CarSales.

Embora também espere alcançar um público mais velho, o foco da montadora com o EX30 será os clientes mais novos. “A faixa etária que temos na Volvo é muito mais velha do que gostaríamos; gostaríamos de atrair mais jovens para a marca”, disse. Para isso, o CEO também comentou sobre a ideia de um plano de assinatura. Segundo as informações, o intuito seria oferecer planos de três meses.

importados
Vagner Aquino/Jornal do Carro

Publicidade


Menor que o XC40

Como dissemos, o SUV EX30 virá com uma proposta mais compacta e urbana. Dessa forma, ficará abaixo do XC40. Seja como for, espera-se que o novo modelo herde alguns recursos e entregue uma boa lista de equipamentos. Cabe lembrar que o atual XC40 Recharge está disponível no Brasil com preços a partir de R$ 329.900. Em relação a tamanho, possui 4,43 metros de comprimento, 2,03 m de largura e 1,64 m de altura.



O novo compacto da Volvo terá produção na China e contará com diferentes opções de baterias e desempenho. A aposta é que ele seja feito sobra a versão menor da plataforma modular SEA da Geely, atual proprietária da fabricante sueca. Assim, talvez conte com baterias com cerca e 50 kWh, reduzindo custo e peso do veículo.

Volvo
Vagner Aquino/Jornal do Carro

Para Jim Rowan, a adoção de um modelo de entrada menor será fundamental para a Volvo. Afinal, de acordo com o CEO, a faixa etária dos compradores é mais alta do que eles gostariam. Vale lembrar também que esse é mais um passo da marca para vender carros 100% elétricos até o ano de 2030.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.