O Jeep Compass feito em Pernambuco superou 360 mil unidades fabricadas em seis anos de mercado. Mas, como a nova geração ainda vai demorar um pouco a chegar (está prevista para 2025), há tempo de aprimorar o SUV atual. E uma das novidades, que acaba de estrear nos Estados Unidos, é o motor 2.0 turbo a gasolina, que chega para substituir o antigo 2.4 litros aspirado. Pois este novo motor também equipará o Compass 2024 no Brasil.
Por aqui, o antigo 2.4 Tigershark flex foi substituído em 2021, na última reestilização do SUV. Foi quando o Jeep Compass ganhou o atual 1.3 turbo flex T270 de origem Fiat. O antigo 2.4 chegou aos 186 cv de potência e 24,9 mkgf de torque, mas sempre teve números de consumo ruins. Nos EUA, o Tigershark a gasolina tinha 182 cv e 24,2 mkgf. Já o 1.3 turbo flex, além de mais econômico, tem 183 cv e um torque máximo de 27,5 mkgf entregue logo a 1.750 rpm.
Pois o novo 2.0 turbo terá a mesma lógica. Na versão a gasolina, gera 203 cv de potência e um torque de 30,5 mkgf também disponível por inteiro em baixa rotação. Dessa forma, é mais ágil que o 2.4, bem como é mais econômico. Nos EUA, o novo motor trabalha com um câmbio automático de oito marchas. Mas, no Brasil, ele vai equipar uma inédita versão de apelo esportivo que virá no Compass 2024. O lançamento é esperado para o fim deste ano.
Motor de nova geração
O novo motor 2.0 turbo faz parte da geração de motores médios globais da Stellantis (GME), que será mais eficiente. Por exemplo, tem bloco de alumínio, sistema Start/Stop e turbocompressor com dupla ventoinha (twin scroll) para maior eficiência. Segundo a revista Quatro Rodas, este será o motor 2.0 mais avançado no Brasil, com até 260 cv e 40 mkgf obtidos com etanol. O conjunto mecânico usará o atual câmbio de nove marchas das versões 2.0 TD350 turbodiesel, com tração 4×4.
Outra informação, esta publicada pelo AutoSegredos, aponta que este motor vai equipar futura picape nacional da RAM, que a Stellantis vai produzir em Goiana (PE). O modelo – que pode resgatar o nome Dakota – está em fase final de testes e estreia neste ano.
Nova geração do Jeep Compass em 2025
Mais adiante, com a chegada da nova geração, o Jeep Compass migrará para a nova plataforma modular global da Stellantis, a STLA Medium. Esta arquitetura permitirá a eletrificação do SUV a partir de 2025, quando a legislação brasileira de emissões avançará mais uma fase e terá padrões bem mais rigorosos. Ou seja, a próxima geração do Compass será híbrida. Assim, vai combinar motor a combustão e conjunto elétrico com bateria para ter autonomia de 700 km.
Compass 2023 atual é bom de loja
Lançada em 2016, a atual geração do Compass foi o SUV mais vendido do Brasil em 2017 e 2018. Além disso, em 2022, foi o terceiro colocado, com 63.564 vendas, atrás de Chevrolet Tracker e Volkswagen T-Cross. Na atual linha 2023, o Compass usa motor T270 e câmbio automático de seis marchas. A tabela do SUV vai de R$ 184.490 até R$ 206.990.
Há também a opção do motor TD350 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 mkgf com o câmbio automático de nove marchas e tração 4×4. Nesta configuração, os valores vão de R$ 229.590 a R$ 249.690. Por fim, o Jeep Compass tem ainda a versão híbrida 4Xe (240 cv e 27,5 mkgf), que é importada da Itália e tem preço de R$ 338.400.